Assembleia também institui feriado no Dia da Consciência Negra

Seguindo exemplo de Corumbá, a Assembleia Legislativa instituiu O Dia Nacional da Consciência Negra como feriado estadual. A data é celebrada em 20 de novembro e a lei de número 3.958/2010 já foi publicada no Diário Oficial do Estado. Em Corumbá, o feriado foi criado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), por meio da Lei Municipal nº 2.084, de 19 de dezembro de 2008, sancionada em janeiro de 2009, e já faz parte do Calendário Municipal de Eventos.

Agora, o dia 20 de novembro passa ser feriado estadual a partir da publicação da lei, cujo projeto havia sido aprovado no dia 04 de maio de 2010. A lei é de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT). A data já é feriado em 400 cidades e dois estados brasileiros, Mato Grosso e Rio de Janeiro. O 20 de novembro é celebrado, no País em homenagem a Zumbi dos Palmares, herói negro que se imortalizou pela luta de libertação dos negros escravizados.

O herói negro também foi alvo de outra homenagem pelo prefeito Ruiter Cunha. Na mesma lei que definiu o 20 de novembro como feriado municipal, ele denominou como “Parque Municipal Zumbi dos Palmares”, o parque urbano que a Prefeitura está construindo na Popular Velha, na rua Pedro de Medeiros, entre as ruas Frei Mariano e Oriental, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e contrapartida do Município.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional