Prefeitura recupera estrada vicinal e atende produtores rurais

Clóvis Neto

Com a conclusão dos trabalhos na região do Jacadigo e Tamarineiro, a prefeitura agora trabalha nas estradas de Albuquerque e do Urucum

A Prefeitura de Corumbá está recuperando as estradas vicinais que cortam os assentamentos rurais do município, melhorando as condições de tráfego e facilitando o escoamento da produção rural. Os trabalhos começaram pela estrada que dá acesso ao Jacadigo e fazem parte de uma estratégia adotada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) para melhorar as condições de vida do pequeno produtor das regiões do Tamarineiro e do próprio Jacadigo.

Os serviços foram executados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, por meio da Secretaria Executiva de Infraestrutura e Serviços Urbanos. “Foi o início de um trabalho desencadeado após o período de chuvas”, afirmou o secretário Ricardo Ametlla (Desenvolvimento Integrado). Conforme ele, na região houve necessidade inclusive de implantar cascalho para recuperar o revestimento primário, já deteriorado pela ação do tempo.

Ametlla lembrou que, com a conclusão dos trabalhos na região do Jacadigo e Tamarineiro, a prefeitura agora trabalha a recuperação da estrada de acesso ao Distrito de Albuquerque. Após esta etapa, a equipe inicia serviços na região do Urucum. “A recuperação das estradas vicinais faz parte de uma ação constante do Município na recuperação e manutenção das estradas vicinais que, devido às chuvas, ficam em condições de difícil trafegabilidade”, disse o secretário.

Ele observou que outros trechos também estão sendo atendidos, principalmente as linhas de ônibus. “A recuperação é uma preocupação constante do prefeito e estamos buscando seguir à risca um cronograma previamente estabelecido, para dar maior conforto aos pequenos produtores rurais, facilitando o escoamento da safra e melhorando as condições das linhas de ônibus, para que os alunos tenham maior conforto para frequentar as aulas”, acrescentou.

Produtor rural

“Agora melhorou muito. Antes não dava nem para sair de casa, principalmente quando chovia”. A afirmação é de Antero Ovelar, 64 anos, pequeno produtor rural da região do Jacadigo. Conforme ele, as dificuldades de tráfego na região complicavam ainda mais durante as chuvas. “A gente ficava a pé. Não dava para sair daqui nem de bicicleta, de moto ou de carro. Era muita dificuldade”, ressaltou.

E Antero tem duplo motivo para comemorar. Além de poder transitar com mais tranquilidade a partir de agora, ele também tem participação na recuperação de boa parte do trecho. É que o cascalho utilizado na recuperação do pavimento foi retirado de sua terra. “E se precisar mais, pode tirar. Ainda tem bastante cascalho”, reforçou.

O diretor-presidente da Fundação Terra Pantanal, Wilton Gomes Panovitch, visitou o trecho recuperado na manhã desta terça-feira (3) e conversou com moradores da região do Jacadigo e do Tamarineiro. “São serviços importantes para atender o pequeno produtor rural, principalmente para o escoamento de sua produção e para facilitar o trânsito dos moradores daqui”, comentou.

Panovitch informou que a preocupação da prefeitura é manter os cerca de 350 quilômetros de estradas vicinais do município em perfeitas condições, e que o trabalho é constante, mas enfrentava o problema da falta de material (cascalho) para recuperação do pavimento primário. “Agora, com uma resolução da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, isentando de licenciamento ambiental a atividade de extração desse tipo de material, tudo fica mais fácil”, comentou.

Juraci Francisco de Oliveira, 64 anos, presidente da Associação dos assentamentos Tamarineiro II e Paiolzinho, lembrou que a recuperação da estrada que dá acesso ao Jacadigo era uma das principais reivindicações da comunidade. Ele observou que, após a execução dos trabalhos, o tráfego melhorou substancialmente, facilitando inclusive o acesso das crianças às escolas e a locomoção de ônibus para o centro da cidade.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional