Jogos da Reme começam com confraternização entre esportistas

Marcos Boaventura

Abertura Jogos da REME 2010

A 22ª edição dos Jogos da Rede Municipal de Ensino (Reme) começou com uma grande confraternização entre os alunos envolvidos na disputa. Delegações de todas as escolas desfilaram durante a solenidade de abertura da competição, realizada na noite desta sexta-feira (27) no ginásio do Sesi. A pira olímpica, símbolo maior da integração dos Jogos da Reme, foi acesa pela jovem Tatiana Aparecida Albuquerque, estudante do José de Souza Damy. O juramento dos atletas foi comandado por Leonardo Soares, do oitavo ano do Cyríaco Felix de Toledo.

“O juramento expressa muito bem o principal objetivo desta competição, que é a integração entre os estudantes”, disse o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), pouco antes de declarar oficialmente aberta a competição. “Esta é uma possibilidade de conciliar os estudantes da rede pública de ensino, promovendo a interação entre estes jovens através do esporte e contribuindo para que haja uma harmonia cada vez maior da nossa comunidade”, complementou o prefeito.

Para o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, os Jogos são um incentivo a aprendizagem e a formação social dos alunos. “A pratica esportiva fortalece o município, prova disso é o bom desempenho que a Reme conquistou no último Ideb”, declarou. O diretor-presidente da Funec (Fundação de Esportes), Heliney de Miranda Júnior lembrou que grande parte dos atletas envolvidos na disputa integram o projeto Geração Olímpica, desenvolvido pela prefeitura.

“É a chance deles colocarem em pratica o que eles aprendem no Geração, que hoje é uma das principais políticas de integração da região”, destacou. Ao todo estão escritos mais de 1,2 mil estudantes nas modalidades coletivas e individuais. O evento é uma realização da prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, com apoio da Fundação de Esportes do Município (Funec).

Participam da disputa as escolas Almirante Tamandaré, Ângela Maria Perez, Barão do Rio Branco, Caic, Carlos Cárcano, Cássio Leite de Barros, Clio Proença, Cyriaco Félix de Toledo, Eutrópia Gomes Pedroso, Fernando de Barros, Izabel Correia, José de Souza Damy, Luiz de Albuquerque, Luiz Feitosa Rodrigues, Monte Azul, Paiolzinho, Pedro Paulo de Medeiros, e Tilma Fernandes.

As disputas começaram hoje (27) com o atletismo, realizadas no Centro Múltiplo. Também acontecem as provas de natação, tênis de mesa, xadrez e judô. Os vencedores de cada categoria já recebem as medalhas no mesmo dia. Ao todo serão distribuídas 726 medalhas e 63 troféus durante a competição. Os resultados e as classificações parciais dos 22º Jogos da Reme estarão disponíveis no link: http://www.corumba.ms.gov.br/modules/tinyd0/index.php?id=60

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional