Equipes de Corumbá vacinam 1,7 mil animais em Puerto Suarez

Equipes da Secretaria Executiva de Saúde Pública de Corumbá imunizaram um total de 1.759 animais na cidade boliviana de Puerto Suarez, onde foi constatado, em julho, mais um caso de raiva animal. A ação foi desenvolvida por meio de uma parceria com a Prefeitura de Puerto Suarez e fez parte de uma estratégia adotada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), ainda em sua primeira gestão, de realizar um trabalho integrado com as cidades vizinhas, em território boliviano, no sentido de prevenir e combater doenças endêmicas.

A campanha de vacinação foi desenvolvida no último sábado (14), por uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal, Viviane Ametlla, a cobertura vacinal foi considerada excelente. “Atingimos um número expressivo de cães e gatos e a vacinação é de extrema importância para evitarmos a doença. Em Corumbá, este trabalho é intensivo e há mais de dois anos não temos caso de raiva animal. Como estamos em uma região de fronteira, precisamos também auxiliar as cidades vizinhas nestas ações de prevenção e combate, para evitar a circulação do vírus no município”, observou.

A vacinação em Puerto Suarez ocorreu em 15 pontos na cidade, escolhidos pela prefeitura local, resultando na imunização de 1.571 caninos e 188 felinos. Além desta ação, a prevenção e combate têm sequência na região de Puerto Suarez. Para os dias 20 e 21, está programado um trabalho de captura de animais. Esta campanha foi definida durante encontro do secretário executivo de Saúde de Corumbá, Lauther da Silva Serra, e da gerente Viviane Ametlla, com prefeito da cidade boliviana Roberto Vaca Yorge.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional