Agetrat debate com parceiros ações da Semana do Trânsito

Reunião envolvendo a Agência Municipal de Trânsito e Transportes de Corumbá (Agetrat), Agência de Ladário (Agentrat), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil debateu e definiu a programação de atividades que serão realizadas durante a Semana Nacional do Trânsito. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), coordenada pela diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco. As atividades vão integrar também as comemorações dos 232 anos de Corumbá.

Silvana adiantou que estão sendo programadas diversas atividades, como palestras, blitz educativas e simulações de acidentes durante as atividades. O tema deste ano será a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que começa a vigorar em setembro, sobre a obrigação das cadeirinhas para crianças de até sete anos. “Queremos focar neste assunto com os motoristas, principalmente informando sobre a maneira correta de instalar e que, a partir de setembro, o uso passará a ser obrigatório. Quem descumprir pode receber autuações e multas”, reforçou Silvana.

A programação também contará com o lançamento do PARA 2010 (Programa de Redução de Acidentes), que será coordenado pela Agetrat. Integrando as atividades, também já está sendo realizada a pintura em quebra-molas, faixas de pedestres e colocação de novas placas.

Capacitação

Os instrutores de trânsito de Corumbá participam, no próximo dia 31, de mais uma oficina de qualificação, como parte do Programa de Capacitação Continuada de Instrutores, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), em parceria com a Agência Municipal de Trânsito e Transportes de Corumbá (Agetrat). A capacitação integra o programa de qualidade de ensino, na busca da superação das dificuldades no processo ensino e aprendizagem, na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na própria Agetrat, pelo telefone (67) 3231-1060, ou pelo e-mail cfcpedagógico@detran.ms.gov.br

Já na segunda-feira (23), tem início na cidade o curso de formação para condutores de veículos de emergência da Prefeitura de Corumbá, cujas aulas serão ministradas por técnicos do Detran-MS e da Agetrat. A capacitação atende à resolução 285/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que trata dos cursos para habilitação de condutores de veículos automotores. Serão abordados temas como Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social e Relacionamento Interpessoal.

Subsecretaria de Comunicação Institucional