Projeto Rondon será lançado hoje às 20h no Centro de Convenções

Retomado pelo Governo Federal em janeiro de 2005, o Projeto Rondon vai atender as regiões de Corumbá e Ladário a partir desta segunda-feira (5), com ações nas áreas de saúde e assistência humanitária às comunidades carentes. O lançamento acontece às 20 horas, em solenidade programada para o Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, sob coordenação da Secretaria Executiva de Relações Institucionais de Corumbá, que articulou a realização no Pantanal.

O projeto é realizado pelo Governo Federal em parceria com as prefeituras de Corumbá e Ladário e será desenvolvido até o dia 15 de julho, em atendimento às comunidades carentes da região. Tem como alvo principal o desenvolvimento de comunidades distantes dos centros urbanos. Para isso, conta com a ajuda de instituições de Ensino Superior e dos universitários que transformam o ambiente comunitário e ensinam sobre o desenvolvimento sustentável.

Os trabalhos atendem capacitação de educadores do ensino fundamental para a prática de leitura, produção de textos e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais, organização de atividades comunitárias solidárias, orientação da agricultura familiar, apoio na elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto envolve as mais diferentes áreas do Governo com apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessária nas operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da Associação Nacional dos Rondonistas, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.

As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do projeto, concentram-se nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

Em Corumbá, já estão programadas ações nas localidades de São Gabriel e Taquaral, dois assentamentos localizados no município. Outras regiões também serão atendidas, sendo que o cronograma será estabelecido a partir do dia 5, após visita dos integrantes do projeto a vários pontos da cidade. A Bolívia também integra o projeto e, no dia 15 de julho, já está prevista uma ação em Puerto Quijarro.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional