Prefeitura leva ação a 900 ribeirinhos do Pantanal corumbaense

Foto: Luciano Oliveira

A equipe responsável pela ação seguiu na manhã desta terça-feira para a região

A Prefeitura de Corumbá inicia amanhã, quarta-feira, o atendimento a cerca de 900 moradores ribeirinhos das regiões do São Lourenço, Porto São Pedro, Paraguai Mirim, Castelo, Jatobazinho e São Domingos Ramos. A ação faz parte da terceira etapa do programa social Povo das Águas 2010 coordenada pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais .

A equipe responsável pela ação seguiu na manhã desta terça-feira para a região e estão programado atendimentos nas áreas de saúde e de assistência social, beneficiando as 200 famílias residentes nestas localidades ao norte de Corumbá.

O cronograma prevê para quarta-feira, atendimento nas regiões do rio São Lourenço e da Barra do São Lourenço, sendo a primeira no Porto 7 de Setembro e a segunda na Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança – Extensão São Lourenço, ambas a partir das 10 horas. Para os trabalhos, os servidores serão divididos em duas equipes.

Na quinta-feira (15), o atendimento será na comunidade do São Francisco, Bonfim, Mato Grande e Porto Chané, em ação concentrada no Porto São Pedro a partir das 8 horas. No mesmo dia, a partir das 14 horas, a ação ocorre na Escola Porto Esperança – Extensão Paraguai Mirim.

A quarta parte desta terceira etapa do Povo das Águas chega à região do Castelo e Jatobazinho na sexta-feira (16), também dividida em dois grupos. Um deles vai ao Porto Zequinha e outro à Escola Porto Esperança – Extensão Jatobazinho, ambos a partir das 8 horas. Fechando a ação, a região de São Domingos Ramos recebe os servidores no Porto Maracangalha a partir das 14 horas, de onde a equipe retorna para a sede do município.

Além de levar todos os serviços previstos no programa social, como assistência médica, odontológica, social e educacional, a ação também contemplará os moradores das comunidades atendidas com a entrega de itens de primeira necessidade como cestas básicas, cobertores, lonas, agasalhos, roupas, kits para bebês e brinquedos. Os profissionais vão prestar assistência de forma mais específica às famílias ribeirinhas que poderão ser afetadas pela inundação do Rio Paraguai.

As duas primeiras etapas do Povo das Águas 2010 já levaram assistência às famílias de duas outras grandes regiões do Pantanal sul-mato-grossense, ambas a mais de 17 horas de viagem de barco de Corumbá. A primeira ocorreu entre os dias 26 e 28 de março na região do Paiaguás, ao longo do Rio Taquari, onde a equipe da prefeitura atendeu 236 famílias, ou mais de 800 pessoas. A segunda, entre os dias 21 e 23 de maio, levou atendimento a 130 famílias, ou aproximadamente 500 pessoas, nas comunidades ao longo do Rio Paraguai Sul, entre o Forte Coimbra e o Porto Morrinho.

Subsecretaria de Comunicação Institucional