Prefeitura leva ações para comunidade ribeirinha de Corumbá

A comunidade ribeirinha de Corumbá, residente no distrito de Albuquerque e na localidade conhecida como Porto Morrinho, será atendida durante toda esta quinta-feira (17) com uma ação de prevenção e combate a endemias. O trabalho será realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Ações Sociais e de Promoção da Cidadania e ocorre em vários pontos, nas imediações da ponte da BR-262, em hotéis e pesqueiros existentes na região.

Os trabalhos envolvem a Secretaria Executiva de Saúde Pública, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Gerência de Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família Rural de Albuquerque, bem como a Secretaria Executiva de Educação, com apoio do Hotel Pesqueiro da Odila, que dará suporte aos integrantes das equipes.

Estão programadas ações como captura de cães não domiciliados, coleta de sangue dos animais e vacinação contra raiva animal, na região do Morrinho. Já no Distrito de Albuquerque, acontece um trabalho educativo por meio de palestras na Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque, além de distribuição de panfletos e cartazes referente a doenças endêmicas na região, bem como no Morrinho.

A chefe do CCZ, Grace Bastos, explica que as equipes vão aproveitar a ação para realizar o levantamento do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, bem como tratamento e eliminação dos focos da dengue. Será desenvolvido também um trabalho de sensibilização junto à comunidade, com foco na febre amarela, raiva e leishmaniose.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional