Marinha comemora 145º aniversário da Batalha do Riachuelo

As comemorações do 145º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, celebrada em 10 de junho, começam sábado, 5, na região de Corumbá e Ladário, com uma visitação pública aos navios, exposição da Marinha do Brasil e atendimento médico-odontológico à população, a partir das 9h, no Porto Geral; além de uma retreta com a Banda de Fuzileiros Navais, das 17h às 18h, na Praça da Independência, ambos em Corumbá.

A Data Magna da Marinha Brasileira será comemorada em 10 de junho, com uma solenidade a partir das 9h, em frente ao Pórtico da Fortaleza Naval do Ladário. A cerimônia será presidida pelo comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira, e contará com a presença de diversas autoridades civis e militares.

A programação é bastante extensa. A intenção do Comando do Distrito Naval de Ladário, é estreitar ainda mais os laços entre a Força e a comunidade pantaneira. Será também uma oportunidade para a população conhecer um pouco mais da atuação da Marinha na região Centro-Oeste.

Além da programação deste sábado, para domingo, estão previstas a tradicional “Corrida Rústica”, às 8h30, em frente ao Pórtico da Fortaleza Naval do Ladário; visitação Pública aos navios, exposição de material da Marinha e atendimento médico-odontológico à população de Corumbá, das 9h às 17h, no Porto Geral, com uma demonstração de “Operação de Guerra no Pantanal”, às 16h, quando helicópteros, navios, forças especiais e paraquedistas farão uma grande demonstração dos meios operativos da Marinha do Brasil no Centro-Oeste; e no pôr-do-sol, das 17h às 18h, no Porto Geral em Corumbá, apresentações da Banda da Marinha e da Banda Municipal Manoel Florêncio.

Para os dias 7 e 8, segunda e terça-feira, exposição de material da Marinha do Brasil, das 9h às 17h, na Avenida 14 de março. No dia 7, haverá também atendimento médico-odontológico à população de Ladário, das 9h às 17h, no Bairro Boa Esperança (SEAC), em Ladário.

No dia 8, atendimento médico-odontológico, das 9h às 17h, na Escola Municipal “Marques de Tamandaré”, em Ladário; no pôr-do-sol, das 17h ás 18h, no coreto de Ladário, as famílias serão presenteadas com apresentações da Banda da Marinha e da Fanfarra da Escola Municipal João Baptista.

O ponto alto das comemorações será no dia 10 de junho com uma cerimônia cívico-militar, alusiva ao “145º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha”, a partir das 9h, a ser realizada em frente ao Pórtico da Fortaleza Naval do Ladário; condecorações da Ordem Mérito-Naval, e apresentação marcial da Troca de Guarda Comandante Cunha Couto.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional