Guarda Municipal passa por capacitação de combate a incêndio

 Clóvis Neto
  
 Para o capitão Fábio Catarinelli, o curso é importante porque os agentes patrimoniais estão presentes nos prédios públicos municipais

Trinta guardas municipais de Corumbá e cinco de Ladário participam ao longo desta semana do Curso de Brigada de Emergência, promovido pela Gerência de Defesa Civil e 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros. “Os agentes estão recebendo aulas teóricas e práticas sobre combate a incêndios, técnicas de extinção de chamas, primeiros-socorros, atendimento pré-hospitalar e treinamento físico”, explicou o comandante da Guarda Municipal de Corumbá, capitão bombeiro Fábio Catarinelli.

Segundo o comandante, a capacitação é importante porque os agentes patrimoniais estão presentes em todos os prédios públicos municipais da cidade. “Em caso de um incêndio, eles estão aptos a realizar os primeiros procedimentos”, continuou Catarinelli. Nesta terça-feira (8), os guardas realizaram aulas práticas de combate ao fogo.

A atividade foi realizada na Seção Contra Incêndios do Aeroporto Internacional de Corumbá. Um foco de incêndio real foi utilizado para mais realidade a ação. Os agentes foram orientados de quais as formas corretas e os extintores certos para cada tipo de situação. “Este curso faz parte do trabalho de aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Corumbá, realizado constantemente pela Prefeitura e por entidades parcerias”, destacou o comandante.

No final de maio, membros da corporação participaram, em Brasília, da II Marcha Azul Marinho e II Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública no Congresso Nacional, eventos que reuniram agentes patrimoniais de todo o país. Este intercâmbio, explicou o capitão Catarinelli, favorece o crescimento e o aprimoramento da instituição.


Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional