Curso atende trabalhador rural nos assentamentos de Corumbá

Divulgação
 

Na sede do Sindicato Rural, 15 alunas aprenderam técnicas para a produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados

Uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá, o Sindicato Rural local e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) possibilitou a realização de mais um curso na cidade, em atendimento aos trabalhadores rurais residentes nos assentamentos da região. Desta vez, a qualificação profissional foi na área de gastronomia, destinado às mulheres, como parte de um cronograma estabelecido entre as três instituições que vêm sendo cumprido desde o início deste ano.

O curso foi ministrado pela nutricionista do Senar, Ocalícia Tiago Campos, na sede do Sindicato Rural de Corumbá. Na ocasião, as 15 alunas aprenderam técnicas para a produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados. O curso teve um total de 24 horas/aula. “Todas as participantes estão aptas a produzir e aumentar a renda familiar, este é o objetivo”, disse a nutricionista.

Cursos como este ocorrem desde o início da primeira gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), em parceria com o Sindicato Rural, e ministrados pelo Senar. São destinados ao produtor rural que, por meio destas capacitações, está aumentando sua renda, além de permitir planejar as atividade e o orçamento familiar, bem como oferecer qualificação em fabricação de produtos caseiros, manejo de pomar, hortas, ovinos e bovinos, operação de implementos agrícolas, cooperativismo, artesanato, gestão sindical e produção de pólen e própolis, entre outros.

Somente em 2010, 15 cursos já foram realizados, oferecendo mais de 280 vagas para os trabalhadores rurais. Estão previstos ainda 13 qualificações até o fim do ano, abrindo 170 novas vagas, informou o presidente do Sindicato Rural, Raphael Domingos Kassar. Ele destacou a parceria com o Senar e o apoio da Fundação Terra Pantanal, da Prefeitura de Corumbá.

Subsecretaria de Comunicação Institucional (com informações do Sindicato Rural de Corumbá)