Congresso da FAEMS começa hoje, no Centro de Convenções

“Exportação e Sustentabilidade” é o tema do I Congresso da Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul, que será aberto hoje em Corumbá, às 20h00, e vai até sábado, 5 de junho. O encontro vai reunir representantes de entidades comerciais, empresariais e industriais de todo o estado, bem como de outras unidades da Federação, e comemora também o primeiro centenário da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC).

O congresso é uma realização da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) em parceria com a Prefeitura Municipal, ACIC, Governo do Estado e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), com apoio de inúmeros parceiros. Será mais um evento no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. A realização foi discutida em abril, durante um encontro do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) com o presidente da FAEMS, Leocir Paulo Montagna, e o presidente da ACIC, Alfredo Zamlutti Junior, também vice-presidente da instituição estadual, e o primeiro secretário Francisco Maximiano de Arruda.

O Congresso, segundo Leocir, vai possibilitar a união de negócios, turismo e lazer em um evento que pretende se estabelecer no calendário como uma das realizações mais importantes de Corumbá. Além disso, será uma oportunidade para divulgar a cidade e as belezas do Pantanal para todo o Brasil, bem como para trabalhar nos processos de profissionalização das associações, proporcionando diferenciais competitivos aos associados, com ética e conhecimento frente ao dinamismo do mercado, e apresentar as oportunidades de novos mercados por meio das relações com o Mercosul e a exportação.

O programa prevê palestras, workshops e atividades culturais. No âmbito do Mercosul, está previsto o Encontro Internacional de Entidades do Comercio do Mercosul, Câmaras do Comercio Brasil/Bolívia/Paraguai, Rota Bioceânica e a Zona Processamento de Exportação (ZPE). Durante três dias, os participantes vão discutir formas de produção e escoamento para outros países sem agressão ao meio ambiente. Alfredo Zamlutti informou que cerca de 400 pessoas devem participar do evento, representando as associações comerciais, empresariais e industriais do Estado e outras regiões do Brasil.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional