Arraial do Banho de São João começa nesta segunda em Corumbá

 

Festa única no País, uma mistura de crendice popular, religiosidade e culto profano, o Arraial do Banho de São João começa nesta segunda-feira (21) em Corumbá, com inúmeras atrações, entre as quais um bate papo em torno do tombamento do Banho de São João como Bem Cultural de Natureza Imaterial nacional. Serão quatro dias de muitas atividades no Porto Geral, às margens do Rio Paraguai, local que, na noite de 23 e madrugada de 24 de junho, recebe os festeiros para o tradicional banho do Santo.
A programação foi criteriosamente elaborada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, que reserva para esta segunda-feira, além do bate-papo sobre o tombamento, a realização do Concurso de Andores, a partir das 18 horas, no Porto Geral.
Para as 18h30, Novena de São João, na Capela de São João Batista, localizada na Ladeira Cunha e Cruz, seguida de uma Santa Missa, a partir das 19 horas. O Arraial no Porto Geral será aberto às 19 horas e os atrativos são inúmeros: Feira Gastronômica e Artesanato, Pau de Sebo, locais temáticos, Tenda Mística, A Rocinha, Correio Elegante e Altar dos Santos. Para as 20 horas está programada uma apresentação da Oficina de Dança e, a partir das 21h30, show com Falamansa.

Na terça-feira (22), Encontro de Cururu e Siriri do Pantanal de Corumbá, às 17 horas, no Centro de Convenções; Novena de São João, às 18h30, e Santa Missa, às 19 horas, na Capela de São João Batista, localizada na Ladeira Cunha e Cruz. O Arraial será aberto também às 19 horas e, além dos atrativos na estrutura, a noite reserva o Encontro de Cururueiros, a partir das 19 horas; Concurso de Quadrilhas Juninas, às 19h30; Quadrilha da Melhor Idade, às 20 horas; show com o grupo Os Tradicionais, às 20h30, e show com Tostão e Guarani, às 22 horas.

Já na quarta-feira (23), data da descida dos andores, a festa começa com uma Novena de São João às 18h30, na Capela de São João Batista, e Santa Missa em homenagem a São João, às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. No Porto Geral, o Arraial será aberto às 19 horas.

Às 22h30, está prevista a descida do Andor Oficial da Prefeitura e a instalação do Mastro com Cururueiros e a Dança do Siriri; às 23 horas, queima da fogueira; às 23h30, apresentação da Quadrilha Oficial Vai Quem Quer, seguida de um show pirotécnico. Os shows musicais estão programados para ocorrer a partir de 0h15, com Estação Quadro, e à 1h30, Lívia e Nando. A descida dos andores acontece durante todo o dia.

No último dia da festa, quinta-feira (24), a programação reserva uma missa em homenagem a São João, na Capela de São João, às 19 horas; arraial a partir das 19 horas; shows com a banda MBW, a partir das 21 horas, e com Marinho Azevedo, a partir das 23 horas.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional