Prefeitura promove encontro para discutir protagonismo juvenil

Protagonismo juvenil é o tema do encontro que vai reunir em Corumbá adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos que já desenvolvem ações relacionadas ao tema nas escolas das redes municipais, estaduais e particulares de ensino, bem como nos programas que atendem jovens da cidade, desenvolvidos pela Prefeitura Municipal. O evento está marcado para os dias 27 e 28 deste mês no Colégio Salesiano Santa Teresa.

O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Executiva de Assistência Social, por meio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceira com a Gerência de Ações para a Juventude, ligada à Subsecretaria de Ações da Cidadania. O encontro será realizado nos períodos matutino e vespertino. Alunos que estudam à tarde vão participar das atividades no período da manhã, para não prejudicar a presença nas aulas.

As atividades do evento envolvem palestras, formação de grupos de trabalhos, apresentação dos respectivos resultados. Em seguida, 65 jovens serão indicados para formação de cinco equipes com 15 componentes cada, para desenvolver ações voltadas ao protagonismo juvenil, ao longo de 2010. Estas equipes de protagonistas serão formadas por território e serão referenciadas no CRAS e acompanhadas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Gerência da Juventude, por meio de encontros quinzenais e em fórum na Internet, disponibilizado no Blog do Protagonismo.

O protagonismo juvenil integra o eixo do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e visa à criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens, o envolvimento em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. Por isso, a realização desse evento busca a participação ativa e construtiva do jovem na vida da escola, da comunidade e sociedade como um todo.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional