Prefeitura inicia pavimentação asfáltica no bairro Popular Velha

Clóvis Neto
 

O pavimento vai cobrir a extensão de sete quadras pelas ruas Pedro de Medeiros, João Afonso e transversais ligadas à Theodomiro Serra

O bairro Popular Velha é mais uma região de Corumbá beneficiada com pavimentação asfáltica. Os trabalhos já foram iniciados pela Prefeitura Municipal e fazem parte de um projeto realizado em parceria com o Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional, que vai atender também parte dos bairros Aeroporto, Guanã e Guatós. Nestas duas últimas localidades as primeiras intervenções já estão ocorrendo. As obras estão recebendo investimentos de cerca de R$ 4 milhões, incluindo R$ 400 mil de contrapartida do Município, recursos oriundos de impostos pagos pela população, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A condução dos trabalhos de pavimentação está a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, por meio da Secretaria Executiva de Infraestrutura e Serviços Urbanos. Somente na Popular Velha, o pavimento vai cobrir a extensão de sete quadras pelas ruas Pedro de Medeiros, João Afonso e transversais, todas interligadas à Theodomiro Serra, considerada a principal via do bairro. Os serviços foram iniciados pela Rua João Afonso e a previsão da prefeitura é fechar todo o bairro com pavimentação asfáltica.

Desde o início da primeira gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), a Administração municipal já implantou pavimentação asfáltica e drenagem nos bairros Cristo Redentor, Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Maria Leite, Centro América, Aeroporto, Previsul, Guanã, Guatós, Nova Corumbá, Jardim dos Estados, Guarani e Universitário. São mais de 270 mil metros quadrados de pavimento e cerca de 17 quilômetros de drenagem para resolver o problema das inundações.

Para se ter uma ideia, no bairro Aeroporto a primeira intervenção ocorreu em 2005, quando foi solucionado um gravíssimo problema enfrentado pelos moradores da região, na Rua Gonçalves Dias. No local, a prefeitura executou um gigantesco projeto de drenagem profunda e superficial para pôr fim às frequentes inundações em período de chuvas, além de urbanização. Foram 11 quadras asfaltadas, além de 1,8 mil metros de drenagem.

Outro investimento importante foi a ligação da região central com a parte alta da cidade, que atendeu os bairros Guanã, Guatós, Kadiwéus, Nova Corumbá, Jardim dos Estados, Guarani, Popular Nova e Aeroporto. Foram aproximadamente 4,5 quilômetros de pavimentação, cerca de 30 quadras, iniciando pela Rua Edu Rocha, no Aeroporto, atingindo a JB Couto, na parte alta. A realização permitiu desafogar a Rua Ciríaco de Toledo, até então a única via de acesso à região da Nova Corumbá e localidades vizinhas, por meio da pavimentação da Marechal Floriano.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional