Prefeito Presente no Fernando de Barros atenderá 6 mil pessoas

Clóvis Neto
 

Beatriz ressaltou a importância de se tomar todos os cuidados para que os serviços sejam prestados com a maior qualidade possível

A primeira edição da Ação Presente em 2010, que começa nesta sexta-feira (7) na Escola Municipal Fernando de Barros, pretende atender 6 mil moradores dos bairros Centro-América, Industrial, Conjunto Camalote e Conjunto Previsul. A estimativa é da secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, que coordena a iniciativa. Na manhã desta quarta-feira (5), ela conduziu uma reunião com representantes das secretarias e setores da Administração municipal envolvidos na ação e ressaltou que todos os cuidados estão sendo tomados para que os serviços sejam prestados com a maior eficiência e qualidade possíveis para que a comunidade se sinta satisfeita.

Na ocasião, a secretária reforçou aos secretários e servidores a função, a localização de cada setor na escola e a metodologia de trabalho, para que tudo esteja pronto às 14 horas da sexta-feira, quando a ação tem sua primeira atividade: a Prefeitura Itinerante. Durante toda a tarde, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e a equipe de governo recebem as lideranças dos bairros atendidos para conversar sobre os problemas locais e ouvir as reivindicações e sugestões sobre como o Poder Público municipal pode aprimorar sua atuação na região. Foi por meio desta atividade que diversas obras e investimentos sociais foram realizados na cidade ao longo dos mais de cinco anos de gestão.

Ainda conforme Beatriz, diversas apresentações culturais vão preceder ou ocorrer simultaneamente às atividades do sábado (8), quando começam os atendimentos à população em geral. Das 8h às 9 horas, a Banda Manoel Florêncio dá as boas vindas aos moradores, seguida da apresentação da Oficina de Dança. Às 9h15, alunos da própria escola apresentam a dança “Planeta Água” e um coral, sendo que longo em seguida os pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e drogas (CAPS ad) oferecem ao público uma peça teatral. Já às 9h45, a Secretaria Executiva de Assistência Social entrega kits para bebês às gestantes atendidas pelos CRAS I, II e Central.

O secretário executivo de Relações Institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Calos Porto, lembrou que a Ação Prefeito Presente tem sido o principal carro-chefe e uma das grandes marcas da gestão do prefeito Ruiter, desdobrando-se em inúmeras outras iniciativas, obras e investimentos. “Isso amplia a nossa responsabilidade em realizar todos os serviços previstos com qualidade, bem como a necessidade de estarmos prontos para prestar todas as informações requeridas pela comunidade sobre o que já foi feito por meio da iniciativa”, disse, destacando a importância dos parceiros públicos e privados que ajudam na prestação dos serviços.

Atendimento

Durante a ação, serão disponibilizados os mais diversos atendimentos à comunidade, tais como recadastramento no Programa Bolsa Família; emissão de Carteira Municipal de Transporte para idoso e portadores de necessidades especiais; orientações jurídicas, sobre DST/AIDs, gestação e planejamento familiar, Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero, aposentadoria e previdência social, programas habitacionais e impostos municipais; emissão da segunda via da certidão de nascimento, da primeira via do Registro Geral (RG), Carteira do Trabalho, alistamento militar, certificado de dispensa de incorporação e atestado de desobrigação, entre outros.

Na área da saúde, estão programados atendimento médico, triagem odontológica, aplicação de flúor, vacina para crianças e adultos, agendamento de serviços da Previdência Social e corte de cabelo. Durante toda a manhã do sábado, a comunidade receberá oficinas sobre artesanato com produtos ecológicos, pintura em pano de prato, lembranças para o Dia das Mães, grafitagem e hip hop, capoeira e aerografia, artesanato em tecido, cestaria com jornal, elaboração de currículo profissional e primeiros socorros. A prefeitura levará também lazer e recreação para as crianças, por meio de pintura em desenhos e pintura facial com símbolos do trânsito, balomania, brincadeiras educativas sobre o trânsito, teatro e atividades esportivas e turísticas.

Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional