Corumbá discute ações de prevenção à febre amarela

A cidade de Corumbá continua intensificando ações de prevenção à febre amarela. Na tarde de hoje, 21, está programada uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal, quando o assunto será debatido, inclusive com uma palestra do infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, doutor em Medicina Tropical e integrante do Comitê de Assessoria do Ministério da Saúde para dengue e febre amarela.

A reunião está sendo coordenada pela Secretaria Executiva de Saúde Pública e a ideia é reunir representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade, bem como das instituições militares. Para tanto, foram convidados o Exército, Marinha e a Força Aérea Brasileira, além da Anvisa, consul boliviano e outros segmentos, inclusive do setor turístico.

Além de Rivaldo, durante a reunião os presentes contarão com informações detalhadas sobre a febre amarela, a cargo do gerente de Atenção em Saúde da prefeitura, médico Emerson Ferreira Moreira, e da chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Grace Bastos.

Na tarde de ontem, de Campo Grande, a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria, Viviane Ametlla, informou que o Ministério da Saúde confirmou como positivo, o caso de febre amarela ocorrido na cidade, que vitimou uma pessoa, residente em uma fazenda da região pantaneira. “O Ministério realiza a contraprova e deu positivo. Tudo isso será tratado também nesta reunião”, informou Viviane, que se encontrava em Campo Grande, participando de curso.

Ainda sobre este caso, Viviane informou que não há motivos para a população se preocupar. “Em Corumbá, continuamos a campanha de vacinação e, hoje, a cobertura está bastante satisfatória no município”, explicou.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional