Capacitação qualifica professores para projetos educacionais

Clóvis Neto
 

A primeira etapa é a preparação dos professores-regentes para o uso do computador como ferramenta pedagógica em sala de aula

A Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria de Promoção da Cidadania, está realizando ao longo deste mês uma capacitação em projetos educacionais para professores regentes e coordenadores da Rede Municipal de Ensino (Reme). Com o tema “Refletindo a Integração e o Uso das Tecnologias nas Escolas” e carga horária de 40 horas, o curso está sendo oferecido na Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo em duas turmas, sendo a primeira de 3 a 14 e a segunda de 17 a 28 deste mês.

A capacitação é dividida em duas etapas. A primeira é a preparação dos professores-regentes para o uso do computador como ferramenta pedagógica em sala de aula, o que ocorre por meio de reflexões e apresentações do que são os projetos de aprendizagem e as diversas possibilidades de trabalhar os conteúdos pedagógicos de forma interdisciplinar. Para a execução desta primeira parte, são apresentados e discutidos textos e artigos que têm como fundamentação teórica a Pedagogia de Projetos.

A segunda etapa consiste da aplicação dos projetos (pré-elaborados na capacitação) nas unidades escolares, para onde os educadores levarão a proposta de trabalho e, juntamente com os alunos e a coordenação pedagógica, articularão o assunto/tema a ser desenvolvido. A apresentação de projetos desenvolvidos nas escolas, bem como das experiências bem sucedidas com a capacitação de professores, terá suas evidências de sucesso com a apresentação no Seminário “Professor por Excelência”.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional