Seminário debate as redes socioassistenciais em Corumbá

 Clóvis Neto
  

 Professora Doutora Rosa Ester Rossini foi a primiera palestrante do II Seminário de Assistência Social

Aberto na noite desta quinta-feira (15) no auditório Salomão Baruki, o II Seminário de Assistência Social propõem às entidades que atuam em Corumbá e Ladário um diálogo sobre a rede de serviços socioassistenciais da região. “Nosso objetivo maior é a força que conseguimos através da somatória dos esforços de cada um para a diminuição da pobreza e da desigualdade que ainda persistem aqui”, comentou a secretária executiva de Assistência Social, Cristiane Guimarães Sahib.

O secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na solenidade, lembrou que o Executivo tem pautado todas suas ações em prol da população corumbaense, principalmente dos mais carentes. “Todas as obras de infraestrutura, de meio ambiente e todas as outras pastas tem como foco principal, sempre, a melhoria da qualidade de vida do cidadão”, afirmou.

“Conversar sobre a rede, a importância que cada entidade, é trabalhar de maneira articulada, potencializando todos os recursos disponíveis para conquistar melhores resultados. E este é um grande desafio, que necessariamente passa por esta discussão proposta pelo seminário”, continuou o secretário. Cássio enfatizou ainda que o diálogo é o principal canal de interlocução entre as classes. “Este é o grande objetivo deste conceito de rede”, concluiu.

O II Seminário de Assistência Social busca proporcionar maior conhecimento dos serviços prestados pelas organizações governamentais e não governamentais com foco na rede de serviços e suas articulações. Representantes da Saúde, da educação, sistema de garantia de direitos, ONG’s, conselhos, estudantes universitários e a sociedade civil. Após a cerimônia de abertura, a professora Rosa Ester Rossini, da USP (Universidade de São Paulo), realizou palestra sobre “A importância da pesquisa para a formação profissional”.

O evento prossegue até o sábado (17), quando haverá uma mesa redonda sobre o papel dos conselhos na rede socioassistencial. Nesta sexta-feira pela manhã, a secretária Cristiane Sahib apresentou as políticas públicas de assistência social da área governamental. À tarde, a psicóloga Ana Cecília Demarqui Machado fala sobre o terceiro setor e a responsabilidade das ONGs.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional