Ruiter inaugura quadra e muda vida de comunidade do Taquaral

Clóvis Neto
 

O novo espaço foi classificado pelo prefeito como “emblemático”, devido à  importância para a comunidade de toda aquela região

Vida nova para a comunidade do assentamento Taquaral. Agora a localidade conta com um novo espaço para práticas de esportes e de lazer, que vai contribuir em muito para o avanço na melhoria da qualidade do ensino na zona rural. Isto está sendo possível graças à entrega de uma moderna quadra poliesportiva, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). A área substitui uma antiga e acanhada quadra e vai atender tanto os alunos da Escola Municipal Rural Monte Azul como os próprios moradores da região.

O novo espaço foi classificado por Ruiter como “emblemático”, devido à grande importância para a comunidade de toda aquela região, e por ter sido edificado em uma área especial, cercado de muito verde, em meio à natureza. “É uma quadra poliesportiva de grande envergadura, fruto de uma reivindicação da própria comunidade, durante a ação Prefeito Presente, e vai permitir condições bem favoráveis para a escola atender suas ações voltadas às práticas de educação física, de esporte e lazer, além de atender também a comunidade com outras realizações”, observou.

Conforme o prefeito, a quadra representa um apoio ao esporte e ao avanço da educação. Ele lembrou que, além de atender as necessidades dos alunos da Escola Monte Azul, o novo espaço vai também ao encontro das necessidades de toda a comunidade, formada por pequenos produtores rurais, “que passam a contar com um local para a realização dos mais diferentes eventos, permitindo assim uma maior interação entre todos que residem no Taquaral”.

A nova quadra tem iluminação e equipamentos poliesportivos para a prática de futsal, handebol, basquete e voleibol, além de alambrado nas laterais e telas nas áreas de fundo e frente (atrás dos gols e das tabelas de basquete). É coberta com estrutura pré-moldada, possui arquibancada com guarda-corpo e fechamento frontal para evitar acidentes, permitindo a utilização do espaço para armazenamento de material esportivo. Os investimentos somam R$ 354.392,64, oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Educação e do próprio Município.

Durante a inauguração, Ruiter reafirmou seu compromisso com a educação, destacando que a quadra poliesportiva foi o início de uma série de projetos e programas direcionados àquela localidade. Dessa forma, ele anunciou que a prefeitura já projeta a reforma do prédio da escola, outra reivindicação da ação Prefeito Presente, e informou que as obras farão parte das políticas públicas implantadas por sua administração no sentido de levar benfeitorias onde há necessidade, “como forma de os cidadãos se sentirem incluídos”.

Mudança

Presente ao ato inaugural, o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, classificou a obra como responsável por uma grande mudança na região. Conforme ele, além de atender os alunos, com um amplo espaço para as atividades escolares, permite maior “acesso às práticas esportivas, à cultura e ao lazer para todos, inclusive a comunidade”, e o investimento representa também uma melhoria na aprendizagem.

Outro que destacou a relevância da obra foi o vereador João Bosco da Silva e Souza (PT). Tendo participado da ação Prefeito Presente na escola (quando era secretário municipal), ele lembrou que a quadra poliesportiva era um sonho da comunidade e que “o sonho é bom quando se torna realidade”. O parlamentar acrescentou que outras escolas, outras comunidades também têm o mesmo sonho e que estão sendo atendidas pela administração.

A solenidade foi prestigiada por lideranças de pequenos produtores rurais e comunidade local, professores e autoridades dos poderes Executivo e Legislativo. Entre os presentes, a secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira; os secretários municipais Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental) e Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania); Wilton Gomes Panovitch, presidente da Fundação Terra Pantanal; Jorcil Santana, presidente do Conselho Municipal de Educação; Luizio Wilson Espinoza, presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted); e José de Souza Silva, diretor da Escola Monte Azul, entre outros.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional