Programa Povo das Águas atendeu 800 pessoas no Paiaguás

Prefeitura de Corumbá
 

A Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais distribuiu diversos itens a 236 famílias de todas as comunidades atendidas

O balanço final da primeira etapa do Programa Social Povo das Águas em 2010, realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, concluído nesta terça-feira (6), mostrou o atendimento direto a 236 famílias, ou mais de 800 pessoas. A ação ocorreu entre os dias 26 e 28 de março, quando 20 servidores de diversas áreas viajaram cerca de 15 horas de barco para levar assistência médica e social às famílias residentes na região do Paiaguás, às margens do Rio Taquari, nordeste do Pantanal sul-mato-grossense. Entre os números mais expressivos, estão os 744 atendimentos médicos, odontológicos e de vacinação.

No detalhamento da área de saúde, que concentrou o maior número dos profissionais, a equipe da Secretaria Executiva de Saúde Pública informou que, no dia 26, 39 moradores da comunidade do Corixão foram atendidas com triagem, consultas médicas, medicamentos e procedimentos injetáveis, e 30 moradores da comunidade do Cedrinho receberam os mesmos serviços. Já nas comunidades do Porto Sagrado e Porto Sant’Ana, no dia 27, foram 105 e 79 moradores contemplados, respectivamente, pelos serviços médicos. No dia 28, último dia da ação, os profissionais atenderam 100 pessoas no Porto Figueira e 53 no Porto Sairú. No total, foram 406 pessoas contempladas.

O atendimento odontológico foi prestado a 24 pessoas no dia 26, 51 pessoas no dia 27 e 62 pessoas no dia 28, nas mesmas comunidades aonde os dentistas e assistentes de dentistas da prefeitura chegaram, somando 137 pacientes atendidos. Já a vacinação, que foi concentrada em três comunidades, atendeu nove moradores no Corixão, 124 moradores no Porto Sagrado, e 68 moradores no Porto Figueira. E a vacinação anti-rábica, por sua vez, foi aplicada em 87 animais das mesmas comunidades, sendo 15 cães e um gato no dia 26, 22 cães no dia 27 e 49 cães no dia 28.

Como coordenadora da ação, a Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais informou que realizou a distribuição de cestas básicas, cobertores, lonas, agasalhos, roupas e brinquedos às 236 famílias de todas as comunidades atendidas. Esse trabalho teve a contribuição estratégica da Gerência de Ações da Defesa Civil, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, responsável pelo cadastramento das famílias. Da mesma forma, os servidores da Secretaria Executiva de Assistência Social, ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais, realizaram o cadastramento das mesmas 236 famílias para inclusão no Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF).

Profissionais da Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, ofereceram orientação pedagógica aos professores das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) naquela região, distribuíram materiais da Escola Ativa e realizaram reuniões com os pais. As escolas atendidas foram Boa Esperança, no Corixão, Extensão Nazaré, na Colônia do Cedro, Extensão Santa Aurélia, no Porto Figueira, e Extensão Sebastião Rolon, no Porto Sairú. E a Subsecretaria de Comunicação Institucional, ligada à Secretaria Municipal de Gestão Governamental, realizou a cobertura jornalística da ação e a distribuição de materiais informativos aos moradores.

Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional