JEC’s reúnem três mil alunos em prol do desporto e da saúde

Clóvis Neto
 

Durante a cerimônia de abertura, representantes de todas as entidades educacionais desfilaram com as cores de suas escolas.

Reunir os alunos da rede pública e particular de ensino em torno da pratica esportiva, do lazer e da qualidade de vida. Esses são os principais objetivos dos Jogos Escolares de Corumbá (JEC’s) 2010, abertos nesta sexta-feira (16) na quadra da Escola Municipal Cássio Leite de Barros. Nesta edição, a 29ª organizada pela Prefeitura Municipal, são cerca de 3 mil jovens, entre 12 e 17 anos, de 33 instituições de ensino da cidade. “A sociedade, a cada dia, produz demonstrações de atitudes não sadias, como violência e o uso de drogas. Dentro dos jogos, vamos buscar despertar os exemplos bons que o desporto proporciona, com a saúde e a cidadania”, afirmou o diretor-presidente da Funec (Fundação de Esportes de Corumbá), Heliney de Miranda Júnior.

Durante a cerimônia de abertura, representantes de todas as entidades educacionais desfilaram com as cores de suas escolas. A pira, tradição que remete ao espírito olímpico, foi acesa por Grazielly Karine Soares Alves, aluna do Dom Bosco. No atletismo, ela foi campeã dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS), do Campeonato Estadual de Menores, e ficou em terceiro lugar nas Olimpíadas Escolares Brasileira, em 2008. No ano passado, Grazielly venceu o Campeonato Estadual Juvenil e foi vice nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS).

O juramento dos atletas foi comandado por José Augusto da Silva, da escola Maria Helena Albaneze. Em 2007, ele integrou a equipe de futsal campeã dos JEMS. No ano seguinte, foi 4º no JOJUMS e, em 2009, segundo na mesma competição. O 29º JECC’s foi aberto oficialmente pela Secretaria de Promoção da Cidadania, Maria Lúcia Ortiz Ribeiro, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na solenidade. “Em nome do prefeito, desejo que os Jogos Escolares tenha o sucesso que merece e que os objetivos propostos a todos vocês sejam alcançados”, enfatizou.

A competição acontece nas modalidades atletismo, natação, judô, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Os esportes coletivos são o futebol de salão, basquete, vôlei e handebol. Os campeões de cada modalidade representam o município nos JEMS e nos JOJUMS, que dão vaga para o Campeonato Brasileiro. Neste ano, a competição será dividida em 2 categorias: A (nascidos entre 1996 e 1998) e B (1993 e 1995). Os JEC’s prosseguem até o dia 23 de abril. Os boletins diários podem ser conferidos no site da Prefeitura Municipal de Corumbá (www.corumba.ms.gov.br) no link XIX Jogos Escolares Corumbaenses.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional