Formação em Serviço atende 1,2 mil servidores da Educação

Clóvis Neto
 

A capacitação segue orientação do prefeito Ruiter, que é a busca constante da melhoria dos resultados da aprendizagem e do Ideb

Cerca de 1,2 mil servidores da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam, durante este mês de abril, da Formação em Serviço, capacitação que faz parte do calendário escolar de 2010. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, e começaram no último dia 9, na Escola Municipal Clio Proença. A formação atendeu também servidores das escolas José de Souza Damy, Cássio Leite de Barros, Almirante Tamandaré e os Centros de Educação Integradas Maria Benvinda e Ana Gonçalves. Todos os profissionais que atuam nas escolas e Centros de Educação Infantil serão atendidos pelo projeto.

A capacitação segue orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que é a busca constante da melhoria dos resultados da aprendizagem e dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. A Formação em Serviço atende diretores dos estabelecimentos de ensino, coordenadores, funcionários administrativos, professores e demais servidores, inclusive merendeiras e auxiliares de cozinha.

Na sexta-feira (16), a capacitação ocorre na Escola Municipal Fernando de Barros, das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas, e vai atender também as escolas Barão do Rio Branco, Delcídio do Amaral, creche Inocência Cambará e o Centro de Educação Integrada Estrelinha Verde. No dia 23, serão capacitados os servidores das escolas Ângela Maria Perez, Izabel Correia, Rachid Bardauiul e Caic, onde acontece a formação. A etapa será encerrada no dia 30, na Escola Luiz Feitosa Rodrigues, atendendo também servidores das escolas Tilma Fernandes, Cyríaco Félix de Toledo e Pedro Paulo de Medeiros.

O secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, explica que a Formação em Serviço é uma forma de “aprofundar os conhecimentos sobre as áreas pedagógicas e dos trabalhos administrativos, para proporcionar a melhoria da aprendizagem e do trabalho coletivo”. O secretário acrescenta que a capacitação na área pedagógica é importante para aprofundar as propostas referentes às áreas de conhecimento, além de proporcionar maior intercâmbio das práticas pedagógicas. Também estão sendo detalhados programas como Professor por Excelência, Informática nas Escolas, Alimentação Escolar e projetos relacionados à Saúde e ao Meio Ambiente

Ainda conforme Hélio, a Prefeitura está propiciando aos servidores da área administrativa, por meio dessa capacitação, uma oportunidade de aprofundar as propostas e procedimentos administrativos, para a melhoria do trabalho escolar. Até mesmo servidores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão inseridos na Formação em Serviço, como forma de aprofundar a política do programa, bem como a operacionalização da proposta curricular de 2010.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional