Exército comemora seu dia e vai homenagear Ruiter e Edlander

O Dia do Exército será comemorado na segunda-feira, 19 de abril, em Corumbá, com uma formatura da Praça da Independência e entrega de condecoração chancelada pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, ao prefeito corumbaense Ruiter Cunha de Oliveira, e ao comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, contra-almirante Edlander Santos.

A condecoração foi uma indicação do Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e será entregue pelo coronel Rubens Corrêa Leão, chefe do Estado Maior. A solenidade está programada para às 9h.

Após o ato, está programada uma série de atividades para crianças e adultos como atendimento médico-odontológico, pista de cordas, camuflagem, exposição de material de emprego militar, apresentação da banda de música (às 10h e às 18h), apresentação de vídeos sobre o Exército Brasileiro, entre outras. As escolas também estão convidadas a participar das atividades alusivas ao dia.

Programação

O Dia do Exército será comemorado durante toda a semana de 19 a 25 de abril. Além da solenidade e atividades de segunda-feira, o comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira programou para os dias 22 e 23 de abril, uma campanha de doação de sangue, por parte de militares voluntários, em auxílio ao banco de sangue da cidade. Serão 30 doadores por dia e a coordenação está a cargo do Posto Médico da Guarnição de Corumbá.

Durante a semana haverá ainda palestras nas escolas do ensino fundamental e médio, onde serão abordadas as atividades do Exército Brasileiro na atualidade, suas origens, objetivos e sua participação nos momentos decisivos da história nacional, além das formas de ingresso, tanto nas escolas militares como por meio do Serviço Militar.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional