CEREST inicia ação para atender trabalhadores corumbaenses

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Corumbá (CEREST) inicia, nesta sexta-feira (9), uma ação itinerante para atender o trabalhador corumbaense. Os trabalhos serão desenvolvidos por meio de palestras educativas, sendo que as duas primeiras acontecem no auditório do Hotel Nacional, em atendimento a trabalhadores do setor turístico. A previsão é que cerca de 150 pessoas participem das atividades, uma às 9 horas e outra às 15 horas.

As palestras serão oferecidas pela própria equipe do CEREST e, conforme o dentista José Roberto Aparecido da Costa, serão repassadas informações referentes a segurança do trabalho, primeiros socorros, odontologia na saúde do trabalhador, entre outros assuntos. A primeira palestra será direcionada a trabalhadores das embarcações pesqueiras (barcos hotéis), e a segunda a funcionários dos hotéis Nacional e Santa Mônica. “Estamos iniciando um projeto, levando nossos serviços diretamente ao trabalhador, em seus locais de trabalho”, afirmou.

O CEREST de Corumbá foi habilitado em julho de 2007 para atender também os trabalhadores de Ladário, Miranda, Bonito e Bodoquena. Está localizado na Rua Ladário, junto com o Centro Integrado de Saúde, no antigo Mercado Municipal. No local, o trabalhador conta com avaliação e consulta com médicos do trabalho e clínicos gerais, atendimento com fonoaudiólogo, avaliação e tratamento fisioterápico, avaliação e tratamento odontológico, avaliação e atendimento psicológico, serviço social, além de orientações, encaminhamentos e trabalhos de prevenção a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

No CEREST, são atendidos todos os trabalhadores, independentemente do vínculo empregatício, inclusive os informais. O objetivo geral da entidade é atender os trabalhadores de forma a promover a prevenção e reabilitação física e emocional, na busca por promoção de qualidade de vida.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional