Caravana fortalece o Pantanal como roteiro turístico no Brasil

Clóvis Neto
 

“Corumbá foi inserida na Caravana Brasil Nacional porque é um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil”, lembrou o secretário Porto

Reconhecida nacional e internacionalmente como a Capital do Pantanal, Corumbá está incluída na segunda edição do projeto Caravana Brasil Nacional. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), tem como principal meta incentivar a comercialização de novos roteiros e produtos turísticos no mercado internacional.

Em maio, a cidade vai receber 12 agentes e operadores de turismo de diferentes partes do País. O grupo vai conhecer as potencialidades da região e analisar a viabilidade econômica de oferecer pacotes com destino ao Pantanal. O secretário executivo de Relações Institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto, afirma que o projeto oferece todas as ferramentas para fomentar a vinda de mais turistas ao município.

“Corumbá foi inserida na Caravana Brasil Nacional porque é um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil. Esta ação fortalece o Pantanal como roteiro turístico, não apenas pelas belezas naturais, mas também pelo calendário de eventos consolidado que hoje oferecemos”, ressaltou o secretário.

Na noite desta quarta-feira (7), a técnica do Ministério do Turismo e coordenadora da Caravana, Daniela Sarmento, reuniu-se com a equipe da Fundação e diversos atores da cadeia turística da região (donos de hotéis, restaurantes, bares, barco-hotéis e outros). O encontro foi uma capacitação para a vinda dos agentes e operadores à região.

A consultora da Braztoa, Simone Scorsato, coordenou os trabalhos, realizados no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. Ela detalhou pontos importantes observados pelos operadores, como a hospitalidade, o conforto e a identidade do destino. Algumas avaliações foram propostas aos participantes. “Vamos analisar como vocês enxergam a cidade e confrontar com a visão do grupo técnico. Tudo isto depois será encaminhado a vocês, que podem fazer uma auto-análise destes pontos”, explicou.

A Braztoa possuiu 76 associados nacionais e internacionais responsáveis por mais de 4 mil empregos diretos, 80% dos pacotes turísticos comercializados e 15% dos bilhetes aéreos emitidos no País. A primeira edição da Caravana Brasil Nacional, realizada entre 2008 e 2009, mobilizou 408 agentes de viagem e 93 operadoras de turismo. O resultado foi a inserção de 36,5% de novos roteiros no portifólio das empresas.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional