Alunos da Escola Monte Azul comemoram novo espaço de lazer

Clóvis Neto
 

“Será bem melhor que aqui, pois é coberta e tem o piso melhor que este”, diz um dos alunos, ao comparar o novo espaço com o antigo

Na Escola Municipal Rural Monte Azul, no assentamento Taquaral, a tarde desta quarta-feira (14) foi de despedida. Enquanto equipes da Secretaria Executiva de Educação, do Cerimonial da Prefeitura e da própria direção do estabelecimento de ensino preparavam o ato inaugural da nova e moderna quadra poliesportiva, alunos disputavam na quadra ao lado, antiga e acanhada, partidas de futsal, enquanto outros se acomodavam na ainda mais acanhada arquibancada, buscando a sombra de uma pequena árvore, para fugir do sol e do calor.

Estudante da 4ª série, Ryan de Almeida Ramalho, 9 anos, demonstrava euforia. Ele gosta de jogar no gol, posição que o faz sofrer escoriações. “A gente se esfola muito”, afirma, enquanto olha para a nova quadra, que estava para ser liberada para as atividades da escola. “Lá vai ser bem melhor para nós”, diz, apontando para o lado. Felipe Caetano de Oliveira Goes Baroa, 10 anos, da 5ª série, complementa: “Vamos jogar em uma quadra coberta. Aqui dá muita dor de cabeça”, afirma, referindo-se ao sol forte.

Enquanto espera o fim da partida, sentando na acanhada arquibancada, Juliano Rosa Cordeiro, 9 anos, da 5ª série, diz: “Será bem melhor que aqui, pois é coberta e tem o piso melhor que este”, acrescentando que vai se livrar das constantes escoriações. Já Kely Renata Dias, 11 anos, da 6ª série, fez um agradecimento ao prefeito Ruiter, ressaltando que os investimentos estão contribuindo para as crianças se tornarem os futuros cidadãos de Corumbá, seguindo os passos das autoridades presentes.

Não são apenas os alunos que demonstram euforia com o novo espaço. As mães e até avós também se mostram satisfeitas. É o caso de Maria Augusta dos Santos Serafim, que tem três filhos e três netos estudando na escola. “A nova quadra vai ajudar muito as nossas crianças. É mais segura e eles não vão mais se machucar tanto como nessa antiga”, diz, lembrando que o local também vai atender as necessidades de toda a comunidade local.

Mudança de vida

Quem também demonstra euforia com o novo espaço inaugurado é o diretor da Escola Monte Azul, José de Souza Silva. Ele trabalha no local há 20 anos, desde que era de “pau a pique”. Está na direção há pouco mais de um ano e meio e, para ele, é um momento de comemoração. “Ganhamos um espaço mais adequado que vai contribuir para as atividades de educação física dos alunos e dos próprios eventos da escola”, comenta, lembrando que a nova quadra representa também “uma mudança de vida para toda a comunidade, que, até então, não tinha um espaço adequado”.

O diretor lembrou o passado e o fato de muitos ex-alunos da escola Monte Azul terem conquistado espaços importantes na sociedade. “A educação faz toda a diferença na vida de um ser humano. Isso aqui (a quadra) vai fazer a diferença na nossa região. É um recurso a mais para a educação e para a comunidade que terá um espaço de lazer e para atividades culturais”, comemorou.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais dos Assentamentos de Corumbá (Aprac), Josuel Lírio dos Santos, destacou a quadra como uma grande benfeitoria para todos da região do Taquaral. No entender dele, é um benefício de extrema importância para os alunos que, além de terem um local mais adequado para práticas esportivas, poderão realizar as atividades com mais conforto. “É coberta. Eles ficam livres do sol, da alta temperatura que faz aqui. Era uma necessidade, hoje é uma realidade. Será muito bom para nossas crianças. O esporte auxilia em tudo, principalmente na formação de homens e mulheres”, destacou.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional