Universitário receberá ação de conscientização contra a dengue

Os moradores do bairro Universitário vão receber, no próximo sábado (13), uma ação de conscientização para a prevenção e combate à dengue, que será promovida pela Prefeitura de Corumbá e parceiros. Os trabalhos integram o projeto Cidadão Consciente, que objetiva mobilizar a comunidade, por meio de ações educativas nas áreas de saúde e meio ambiente, no combate a um dos maiores problemas de saúde pública local.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, ligada à Secretaria de Ações Sociais, em parceria com a MP Assessoria e Consultoria em Projetos Sociais/PAC, Micro Sistema C1, Exército Brasileiro, Unipav (limpeza pública), Brigada de Combate a Incêndio no Pantanal (Prevfogo), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Pantanal (Curso de Ciências Biológicas) e Escola Municipal Delcídio do Amaral.

Além do trabalho de educação em saúde e ambiental, estão programadas ações mais efetivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Entre elas, estão manejo ambiental, bloqueio mecânico, recuperação dos imóveis fechados e desocupados, limpeza de terrenos baldios e de difícil acesso, retirada de pneus, além de ações de rotina, como levantamento de índice de infestação larval, tratamento e eliminação dos focos.

A ação no Universitário se deve ao fato de o bairro ser uma das regiões da cidade com grande incidência de notificações e casos confirmados da doença. Levantamento atualizado até o último dia 8 dá conta de que o bairro já apresentou um total de 92 notificações e 21 casos positivos. Até esta quarta-feira (10), a cidade está com 592 notificações e 78 casos confirmados.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional