Ruiter: Uniformes elevam auto-estima e dão resultados em sala

Marcos Boaventura
 

“Pensamos na criança enquanto ser humano, em elevar a sua auto-estima e fazer com que ela se sinta um estudante com orgulho”, disse

“Acho que todo mundo fica mais bonito de uniforme, e com ele eu sinto mais orgulho de ser estudante”, diz Weslley de Almeida Freitas, 12 anos. “Com essas cores, que tem a ver com o Pantanal, o novo uniforme dá um visual muito interessante a todos nós no colégio. E assim posso economizar minhas roupas para outras ocasiões”, completa Nayara Nadine Monteiro, 15 anos, ambos alunos do 7º e do 9º anos, respectivamente, da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, em Corumbá. A instituição foi escolhida pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) para a entrega, nesta sexta-feira (5), dos kits de uniformes escolares aos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Iniciada com apresentação da Banda Manoel Florêncio, a cerimônia reuniu autoridades políticas municipais e estaduais, diversos secretários da Administração municipal, funcionários da Reme, professores, pais, e alunos de toda a parte alta de Corumbá. A ocasião representou a concretização de um investimento de R$ 1,28 milhão na confecção de uniformes para os quase 18 mil alunos da rede, considerado parte fundamental da política de valorização e melhoria da qualidade de ensino na cidade. Representantes de todas as escolas e creches do Município receberam, das mãos do prefeito e do deputado estadual Paulo Duarte (PT), um exemplar do kit escolar.

Para a professora do Ensino Fundamental, Tatiana Cecília de Lima, da escola Cássio Leite de Barros, a entrega dos kits representa mais um ato de cidadania que a Administração municipal proporciona à educação corumbaense. “Com esta iniciativa, os alunos se sentem importantes e vêem que a educação deles é valorizada. Isso os motiva a vir para a escola e a aprender mais”, enfatizou. A coordenadora pedagógica da instituição, Milena Campos Leite, avalia que a iniciativa é importante não só para a escola, mas para toda a comunidade. “Aqui atendemos crianças e famílias carentes de atenção, e este momento vem exatamente ao encontro da necessidade delas”, completou.

Resultados positivos

Foi nesse sentido que o prefeito Ruiter definiu o objetivo do investimento e de marcar presença na instituição de ensino. “Além de levar em conta o conforto, a identificação visual e a própria praticidade do uniforme escolar, pensamos também na criança enquanto ser humano, em elevar a sua auto-estima e fazer com que ela se sinta um estudante com orgulho”, argumentou, defendendo que essa identificação e elevação de auto-estima terão resultados positivos no rendimento dos alunos em sala de aula. “Acredito que, com investimentos e iniciativas como esta, a Educação de Corumbá demonstra respeito por nossa população”, frisou.

Ainda durante o evento, Ruiter fez questão de destacar a preocupação de sua administração em valorizar o profissional da Educação, por meio de uma política de aperfeiçoamento e, sobretudo, de recuperação salarial, por entender que isso tem reflexo direto na qualidade do ensino. Nesse sentido, ele citou dois aspectos: o fato de o professor corumbaense receber um dos melhores salários de Mato Grosso do Sul, ganhando até 52% a mais do que a média salarial dos professores no Brasil – conforme estudo divulgado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC); e a constante capacitação dos servidores por meio dos cursos de Formação Continuada.

Escola pública

Já o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, agradeceu a “confiança da comunidade” na Administração municipal e, em particular, na equipe de sua secretaria, reassumindo o compromisso de continuar trabalhando e promovendo ações que resultem em melhoria da qualidade de ensino no município. “Estamos fazendo o impossível para garantir que a escola pública continue evoluindo, pois ela é o cerne para a qualidade da Educação na cidade”, disse, acrescentando: “O que presenciamos hoje é mais uma demonstração do compromisso do prefeito Ruiter com todos aqueles que estão envolvidos com a Educação, cujo resultado é visível dentro das salas de aula”.

Por sua vez, o deputado Paulo Duarte destacou a importância das parcerias que a Administração corumbaense tem firmado com as demais esferas de poder, incluindo as bancadas estadual e federal, e que resultam em grandes benefícios para a comunidade. Como exemplos, ele citou a própria escola Cássio Leite de Barros, que recebeu a construção da biblioteca e da quadra poliesportiva coberta, ambas com sua participação decisiva na viabilização. “É dessa forma, com parcerias e trabalho conjunto, buscando recursos em todas as esferas públicas e mesmo privadas, que temos conseguido atender demandas latentes da população corumbaense”, destacou.

Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional