Projeto da Prefeitura contempla moradores do bairro Generoso

 Clóvis Neto

  
Ação social integra projeto Se Essa Rua Fosse Minha e atraiu crianças e adultos para uma Manhã de Lazer no bairro

A comunidade do Generoso atendida pelo projeto Se Essa Rua Fosse Minha, teve uma manhã diferente neste sábado, 20. Integrantes do programa e pessoas beneficiadas pela pavimentação em lajotas sextavadas, acompanhados dos filhos, participaram de uma Manhã de Lazer nas dependências da Creche Municipal Rosa Joseti, por meio de oficinas, seguidas de atividades esportivas e outras brincadeiras na rua e na quadra poliesportiva do bairro. As atividades fizeram parte da programação social do projeto, coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais.

A ação ficou a cargo da Secretaria Executiva de Educação, uma das parceiras do projeto e fez parte da sexta etapa do Se Essa Rua Fosse Minha. Segundo a coordenadora do programa, secretária Beatriz Cavassa, a ação social começou pelo Generoso e será levada também às outras localidades, como forma de levantar ainda mais a auto-estima das pessoas que participam do projeto e também das comunidades atendidas, além de ser uma oportunidade para momentos de integração com os filhos.

Josinely Oliveira Barros Neves, da Secretaria Executiva de Educação, coordenou as oficinas que ocorreram na creche. “Aqui, as mães e os pais estão aprendendo a construir brinquedos junto com os filhos, como forma de estimular as brincadeiras entre eles”, explicou.

Além das oficinas, a Prefeitura disponibilizou também uma rua de lazer para as crianças e os pais, que tiveram a oportunidade de participar de jogos de volei, futebol de salão, além de brincadeiras como queimada e a cama elástica. “Isto é muito bom para a nossa comunidade. Além de estarmos sendo atendidos com lajotamento de nossas alamedas, ainda estamos sendo atendidos com momentos de lazer como este”, comemorou Francisco Miguel Ribeiro Filho, o Chiquinho, presidente da Associação de Moradores do Generoso.

Chiquinho explicou que a comunidade só tem que agradecer as últimas conquistas. “O nosso prefeito (Ruiter Cunha de Oliveira) está sendo muito bom para nós. Hoje, o bairro está praticamente todo pavimentado, restando apenas algumas alamedas. Há outras benfeitorias previstas e, agora, estamos tendo momentos de lazer, importante não só para as crianças, mas também para os adultos”, explicou.

As atividades deste sábado faz parte das ações sociais previstas no projeto. Segundo Beatriz Cavassa, outras localidades serão atendidas. Já estão programados eventos nas escolas Clio Proença, no dia 27, e na Escola Cássio Leite de Barros, no dia 10 de abril. As atividades contarão ainda com as secretarias executivas de Meio Ambiente e de Saúde, a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e a Fundação de Esportes de Corumbá.

O projeto

O projeto Se Essa Rua Fosse Minha foi idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha e envolve todas as pastas da administração municipal. Além de formar trabalhadores e prepará-los para realizar a pavimentação das ruas e alamedas das localidades onde residem, a iniciativa permite também a participação deles em uma série de atividades sociais, envolvendo toda a família e a própria comunidade da localidade atendida.

Esta sexta etapa do Se Essa Rua Fosse Minha está levando benefícios a moradores dos bairros Generoso e Kadiwéus, além dos conjuntos Pantanal, Primavera, Piúva e Cherogamy I. A pavimentação com lajotas sextavadas é executada por uma equipe de calceteiros, formada pela prefeitura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles também são responsáveis pela fabricação das lajotas.

O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS) e, somente nesta etapa, estão sendo pavimentados 20.498 metros quadrados de vias públicas, perfazendo um total de 2.905 metros de extensão, beneficiando moradores de 20 ruas e alamedas da área urbana de Corumbá. No Generoso, a pavimentação está em plena execução.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional