Projeto da Prefeitura atende moradores da parte alta da cidade

 Marcos Boaventura/Arquivo

  

 Ação social e de lazer fazem parte do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha que está contribuindo para pavimentação de alamedas e ruas da cidade

Moradores do bairro Kadiwéus, além dos conjuntos Pantanal, Primavera, Piúva e Cherogamy I, serão atendidos neste no sábado, 27, com uma ação social, a exemplo do que já ocorreu no Generoso. As atividades fazem parte da sexta etapa do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha desenvolvido pela Prefeitura Municipal, coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, e que envolve todas as demais pastas da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

A ação está marcada para a Escola Municipal Clio Proença, no período das 8h às 12h, à cargo da Secretaria Executiva de Educação. Estão previstas oficinas, seguidas de atividades esportivas e outras brincadeiras envolvendo não só as crianças, mas também as mães e pais de toda comunidade atendida pelo projeto, bem como os conhecidos calceteiros que estão produzindo e assentando as lajotas em ruas e alamedas da cidade.

Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária de Integração das Políticas Sociais, explica que esta ação social integra o projeto Se Essa Rua Fosse Minha, como forma de atender não só as pessoas que estão participando da fabricação e implantação das lajotas e seus familiares. Beneficia também a comunidade que está sendo atendida pela benfeitoria, por meio de uma Manhã de Lazer, englobando oficinas e atividades recreativas.

Outra ação já está programada para 10 de abril, na Escola Municipal Cássio Leite de Barros. Beatriz informa que estão previstas atividades também com as participações das secretarias executivas de Meio Ambiente e de Saúde, além da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e a Fundação de Esportes de Corumbá.

O projeto

O projeto Se Essa Rua Fosse Minha foi idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha e envolve todas as pastas da administração municipal. Além de formar trabalhadores e prepará-los para realizar a pavimentação das ruas e alamedas das localidades onde residem, a iniciativa permite também a participação deles em uma série de atividades sociais, envolvendo toda a família e a própria comunidade da localidade atendida.

Esta sexta etapa do Se Essa Rua Fosse Minha está levando benefícios a moradores dos bairros Generoso e Kadiwéus, além dos conjuntos Pantanal, Primavera, Piúva e Cherogamy I. A pavimentação com lajotas sextavadas é executada por uma equipe de calceteiros, formada pela prefeitura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles também são responsáveis pela fabricação das lajotas.

O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS) e, somente nesta etapa, estão sendo pavimentados 20.498 metros quadrados de vias públicas, perfazendo um total de 2.905 metros de extensão, beneficiando moradores de 20 ruas e alamedas da área urbana de Corumbá. Os trabalhos continuam intenso, principalmente com relação a fabricação das lajotas, reforçados agora, após a aquisição de uma nova máquina.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional