Prefeitura levanta novo índice de infestação do Aedes aegypti

A Prefeitura de Corumbá está realizando o novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que vai estabelecer as estratégias de ações de prevenção e combate à dengue no município. O trabalho foi iniciado nesta segunda-feira (22) e será desenvolvido esta terça-feira por agentes de endemias da Secretaria Executiva de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O resultado será divulgado na quinta-feira (25).

Este é o segundo LIRAa do ano. O primeiro, realizado em janeiro, registrou índice de infestação predial do Aedes aegypti de 3,1% na cidade, acima do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 1%. Foi a partir desse levantamento que a prefeitura desencadeou uma grande ação integrada, com participação de mais de 500 pessoas, integrantes do próprio Poder Executivo e de entidades parceiras.

O novo LIRAa está sendo realizado em toda a cidade, que foi dividida em quatro setores. Após o levantamento, serão adotadas estratégias específicas, principalmente para as áreas com maior incidência de proliferação do Aedes aegypti. Estão sendo trabalhados os setores um, formado pelos bairros Arthur Marinho, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso e Centro 01; dois, dos bairros Beira Rio, Borrowisk, Centro 02, Maria Leite, Universitário, Industrial e Previsul; três, no Centro América, Cristo Redentor, Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e Guatós; e quatro, nos bairros Aeroporto, Guarani, Jardim dos Estados, Nova Corumbá e Popular Nova.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional