Prefeitura leva ações de saúde para os assentamentos rurais

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta quinta-feira (10) uma ação intra-setorial para atender os moradores dos assentamentos Tamarineiro I e II, Taquaral, Paiolzinho e Jacadigo. Os trabalhos começam pelo Tamarineiro I e Taquaral e vão até a próxima terça-feira (16), desenvolvidos pelas equipes das gerências de Vigilância em Saúde/Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de Atenção Básica em Saúde/Estratégia de Saúde da Família (ESF) Zona Rural, ligadas à Secretaria Executiva de Saúde Pública.

Neste primeiro momento, os trabalhos estão voltados à vacinação anti-rábica de cães e gatos, coleta de sangue para sorologia de leishmaniose e captura de animais não domiciliados. Iniciadas na manha da quinta-feira no Tamarineiro I, as ações seguem ocorrendo na região até esta sexta-feira (12), e a expectativa é atender cerca de 80 famílias.

Estão envolvidas com o trabalho três equipes volantes, sendo uma com um veículo (carrocinha) e a presença de uma médica veterinária, um agente de endemias e um agente comunitário do Tamarineiro I; outra com um veículo que atende a zona rural, com motorista, um agente de endemias e um agente comunitário da região; e a terceira equipe com uma moto, um agente de endemias e um agente comunitário local.

Nos dias 15 e 16, o atendimento ocorre nas micro-áreas do Taquaral com o mesmo número de equipes. A chefe do CCZ, Grace Bastos, informou que as ações nos assentamentos Tamarineiro II Sul, Paiolzinho e Jacadigo ocorrerão logo em seguida. O cronograma será elaborado em conjunto com as equipes daquelas áreas.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional