Prefeitura e UFMS levam atendimento médico ao Passo do Lontra

Gesiel Rocha
 

Os serviços serão prestados na Base de Pesquisas da universidade por alunos e professores dos cursos da área de saúde

Com o propósito de ampliar o atendimento em saúde para as comunidades ribeirinhas do Pantanal, a Prefeitura de Corumbá firmou convênio, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para atender a comunidade residente no Passo do Lontra e imediações ao longo da Estrada Parque Pantanal. Os serviços serão prestados na Base de Pesquisas da universidade, e incluem procedimentos como consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e aplicação de vacinas, e os pacientes que precisarem ser referenciados serão encaminhados à sede do município.

De acordo com o secretário executivo de Saúde Pública, Lauther da Silva Serra, os procedimentos serão realizados a partir desta sexta-feira (12) por professores e alunos dos cursos da área de saúde da UFMS e por técnicos da prefeitura. Além disso, o Município está disponibilizando medicamentos, doses de vacinas, vacinadores, agentes comunitários e suporte médico de média complexidade na cidade. Conforme o convênio firmado, o cronograma prevê atendimento nas seguintes datas: 12 a 14 de março; 9 a 11 de abril; 30 de abril a 2 de maio; 18 a 20 de junho; 9 a 11 de julho; 13 a 15 de agosto; 10 a 12 de setembro; e 1º a 3 outubro.

As atividades de educação em saúde serão preparadas pelos alunos dos cursos de Medicina, Farmácia Bioquímica, Enfermagem e Odontologia, com supervisão dos professores das respectivas áreas. O trabalho será realizado nas salas do ambulatório da Base de Pesquisas, que foram previamente preparadas para cada tipo de atendimento. “O convênio é de extrema importância para prestarmos atendimentos àquela população, que sempre enfrenta dificuldade devido à distância dos centros urbanos. Agora, no entanto, contamos com o apoio da UFMS, que oferece o local e material humano, e o disponibilizamos os medicamentos necessários”, explicou o secretário.

Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional