Prefeitura de Corumbá lança Caderneta de Saúde do Adolescente

A Prefeitura lança amanhã, terça-feira, a Caderneta de Saúde do Adolescente, um instrumento de cidadania. Lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, o programa será desenvolvido em parceria com o município. Corumbá foi escolhida para ser o município piloto na implantação desse benefício, juntamente com Ponta Porã. No entanto, será a primeira cidade a inserir este instrumento na sociedade. O ato está marcado para às 8h, no auditório da Prefeitura, no Paço Municipal.

A Caderneta de Saúde do Adolescente é um instrumento que visa apoiar a atenção à saúde da população de 10 a 15 anos, acompanhar o crescimento e desenvolvimento saudáveis e orientar na prevenção de doenças e agravos à saúde, além de facilitar as ações educativas que promovam o aprendizado e a consolidação de estilos de vida saudáveis.

Por meio dela, será possível realizar o controle de pesagem, altura, vacinação, desenvolvimento puberal, tratamentos odontológicos, alem de orientações sobre desenvolvimento físico masculino e feminino. Será também um instrumento importante dentro do Programa de Saúde nas Escolas, visando o acompanhamento e evolução dos alunos dentro do estabelecimentos de ensino, permitindo cobranças, cobranças com embasamento nas intervenções que ocorrerão mensalmente nas áreas clinicas, psicológicas, mentais, odontológicas, entre outras. Os adolescentes serão também acompanhados pelas Estratégias de Saúde da Família.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional