Exposição apresenta “Povos das Águas, Guardiões do Pantanal”

Em comemoração à Semana da Água, entre os dias 22 e 27 deste mês, o projeto Crianças das Águas está lançando em Corumbá a exposição itinerante “Povos das Águas, Guardiões do Pantanal”. A exposição apresenta ilustrações, textos e fotos produzidas pelos técnicos da Ong Ecoa e pelas crianças das comunidades do Pantanal. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.

As obras estão expostas no Colégio Objetivo, localizado na Rua Cabral, até as 16 horas, e a exposição encerra o Foro Ambiental promovida pela instituição de ensino. No dia 7 de abril, o “Povos das Águas, Guardiões do Pantanal” chega à Extensão Rural Porto Esperança, localizada na Barra do São Lourenço. As demais instituições escolares que tiverem interesse em receber as exposição podem entrar em contato pelo e-mail webmaster@riosvivos.org.br.

Além de ser uma ferramenta de educomunicação, a exposição é um dos resultados do primeiro ano do projeto Crianças das Águas. Em 2009, as comunidades pantaneiras do Porto da Manga, Paraguai Mirim e Barra de São Lourenço, todas do município de Corumbá, receberam apoio em questões relacionadas a educação, saúde e meio ambiente, com o propósito de levar cidadania e elevar a auto-estima das crianças da região.

Durante a exposição, o personagem Luisinho, representando as crianças das águas, explica aos visitantes as características únicas do Pantanal, como o ciclo de cheia e seca, a quantidade de espécies da fauna e flora, a importância da área úmida, entre outras informações. A iniciativa é da Ecoa e da Rede Pantanal, com apoio do Programa de Pequenas Subvenções (EGP), do Comitê Holandês da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN/NL), e a parceria da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.

O projeto Crianças das Águas é executado pela Ecoa com apoio do Criança Esperança, EGP e Blue Moon. As ações desenvolvidas nas três comunidades são realizadas em parceria com a Secretaria Executiva de Educação de Corumbá, Embrapa Pantanal, Ibama (Unidade Regional Corumbá), Ong Paz e Natureza pantanal – Parque Nacional do Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Núcleo de Ecomunicadores dos Matos e Rede Aguapé.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional (com informações da Ong Ecoa)