CCZ de Corumbá é exemplo para iniciativa semelhante em Coxim

Clóvis Neto
 

No encontro, a instituição forneceu informações de todo o trabalho desenvolvido na cidade e na zona rural, em parceria com a ESF

A Prefeitura de Coxim vai implantar na cidade um Centro de Controle de Zoonoses semelhante ao existente em Corumbá. Na semana passada, uma equipe técnica daquele município esteve na cidade pantaneira e conheceu toda a estrutura da unidade mantida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública. Esta é a segunda vez, durante a administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que Corumbá serve de referência para o município de Coxim na execução de programas e projetos semelhantes na área de saúde.

Em 2007, técnicos daquela cidade conheceram de perto um dos programas de combate à dengue, que é a coleta e destinação final de pneus, que são incinerados na Cimento Itaú, do Grupo Votorantin, parceira da prefeitura na destinação ecologicamente correta do material, por meio do co-processamento, técnica usada para destruir resíduos industriais de maneira responsável e definitiva. Desta vez, o grupo veio para conhecer de perto o funcionamento do CCZ, desde a captura dos animais, tratamento, eutanásia e descarte. O contato foi mantido com a chefe da instituição, Grace Bastos, que apresentou a legislação vigente no município e também o custo para a manutenção da unidade.

No encontro, Grace também forneceu informações de todo o trabalho desenvolvido tanto na cidade quanto na zona rural, por meio de uma parceria com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além das ações na Bolívia e o apoio ao município de Ladário. Participaram do encontro em Corumbá o coordenador da Saúde de Coxim, Joel de Freitas Lima; o coordenador de vetores Saimon Cândido; o representante da Vigilância Sanitária, Franciel Luís de Oliveira; e o coordenador do setor de Projetos e Planejamento Urbano, Gleiner Kim.

O encontro foi considerado proveitoso por parte da equipe de Coxim, que pretende readequar a legislação vigente em Corumbá à realidade coxinense, que ainda não possui legislação específica tratando deste tipo de serviço. A intenção da prefeita de Coxim, Dinalva Mourão, é criar um canil municipal em caráter emergencial e, em seguida, iniciar o processo de implantação do CCZ.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional