Aula inaugural da Escola Manoel Florêncio será nesta segunda

Com 200 novos alunos, ocorre nesta segunda-feira (8) em Corumbá a aula inaugural da Escola de Música Manoel Florêncio. A solenidade está marcada para as 13h30, na sede da instituição, no antigo prédio da Comissão Mista, na esquina das ruas Antônio Maria Coelho e 13 de Junho. Mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, ligada à Secretaria de Gestão Governamental, a escola é um braço da Banda Municipal Manoel Florêncio que, neste ano, comemora o seu cinquentenário (foi fundada em 10 de janeiro de 1960).

A escola existe desde 10 de janeiro de 1963 e, a exemplo da banda, ganhou grande incentivo nos últimos cinco anos. Segundo o maestro da banda e diretor da instituição, José Carlos Marques Pereira, o impulso se deve ao incentivo que o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) tem dado à instituição, “contribuindo para a formação de novos músicos”. Além dos novos alunos, há os remanescentes de anos anteriores que continuam na escola e já integram a Banda Manoel Florêncio.

Os novos alunos são crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 a 17 anos, e terão a oportunidade de aprender música. Durante os trabalhos, os alunos receberão aulas de teoria musical na área instrumental, principalmente de sopro. Entre os instrumentos mais procurados estão clarinete, trompete, saxofone e trombone, seguidos dos instrumentos de percussão.

Além do maestro e professor José Carlos, a escola de música tem em sua coordenação os instrutores Edmilson, Kleber, Roberto, Diogo, Estevão, Gisley, Eder, Sebastião, João Henrique, Nery e o professor Luciano Gibaile, maestro e coordenador do Coral Cidade Branca. A maior parte dos instrutores é formada dentro da própria instituição e integra a Banda Manoel Florêncio.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional