UBSF da Popular Velha permanece fechada até abril para reforma

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Popular Velha foi fechada pela Prefeitura de Corumbá, na última sexta-feira (5), para reforma e adequação do prédio. Para continuar atendendo a população local sem causar grandes transtornos, a Secretaria Executiva de Saúde Pública está destinando gestantes e idosos para a unidade mais próxima, a UBSF Gastão de Oliveira, no bairro Maria Leite. Os demais moradores estão sendo encaminhados à UBS Pedro Paulo, na Rua Dom Aquino, entre as ruas Antônio João e Tiradentes, no centro. A reforma está prevista para durar três meses, sendo que a unidade só deverá ser reaberta no início de maio.

De acordo com o gerente de Atenção em Saúde, Emerson Ferreira Moreira, a prefeitura tentou alugar um imóvel no mesmo bairro para instalar a UBSF provisoriamente e evitar maiores deslocamentos dos moradores, mas não foi possível encontrar uma casa que atendesse às necessidades. Conforme ele, a reforma inclui diversas adequações para atender às normas técnicas da vigilância sanitária e à demanda originada de ação do Ministério Público Federal (MPF), que considerou a unidade fora do padrão recomendado. A principal delas seria o fechamento de uma abertura existente no meio do prédio para ventilação, que é frequentado por pássaros no período noturno.

O gerente enfatizou, no entanto, que apenas a unidade foi fechada, mas serviço dos agentes de saúde continua normalmente por todo o bairro e, além disso, a Igreja São Vicente de Paulo está servindo de ponto de apoio para a Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Qualquer dúvida que a população tenha pode ser esclarecida com os agentes de saúde, que continuam o trabalho regularmente”, afirmou, adiantando que outras unidades que ainda não foram reformadas também passarão pelo mesmo processo ao longo ano. “No entanto, a prefeitura estará trabalhando e se planejando para que os moradores sofram o menor impacto possível”, finalizou.

Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional