Prefeitura trabalha para ampliar Programa Servidor Saudável

  Rodrigo Nascimento
  

O programa oferece atividades físicas como caminhadas e corridas no ginásio poliesportivo, além de aulas de tênis no Clube Corumbaense

Entendendo que todo servidor público tem direito a uma vida saudável por meio de cuidados e atividades diárias, a Prefeitura de Corumbá está trabalhando para ampliar o Programa Servidor Saudável e atender um número maior de pessoas, inclusive as que trabalham no Paço Municipal. Atualmente, mais de 200 pessoas são atendidas pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), responsável pelas atividades, e a meta é alcançar um público bem maior.

A informação é do diretor-presidente da instituição, Heliney Miranda Junior. Hoje, o programa oferece atividades físicas como caminhadas e corridas no ginásio poliesportivo, além de aulas de tênis no Clube Corumbaense. Ele explica que a meta é oferecer aulas de natação e de ginástica laboral, que consiste na realização de exercícios físicos no próprio ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para melhorar a saúde dos servidores e evitar lesões por esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

O primeiro grupo a ser atendido é da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat). Logo na manhã da próxima segunda-feira (8), o professor Jean Cestari estará comandando a atividade para servidores da instituição, estendendo-a em seguida aos com servidores da Fundação Terra Pantanal. “Estamos iniciando com este grupo e pretendemos ampliar as atividades, que são importantes para melhorar a qualidade de vida do servidor e, consequentemente, o seu desempenho profissional em relação ao público atendido por ele”, destacou.

Realizado desde fevereiro de 2009 pela Funec, o Programa Servidor Saudável começou com os integrantes da Defesa Civil. Hoje, atende a Guarda Municipal, a Brigada do Prevfogo e os técnicos da Agetrat. De segunda a sexta-feira, sempre a partir das 7 horas, os servidores praticam atividades físicas voltadas ao relaxamento muscular. Durante a tarde, o programa é realizado a partir das 17 horas, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, no Serviço Social da Indústria (Sesi), no bairro Maria Leite.

“Começamos com uma sessão de alongamento e, depois, partimos para uma caminhada leve”, explicou Jean, que também é gestor do Servidor Saudável, prosseguindo: “A partir de então, quem tem condicionamento físico necessário faz uma corrida um pouco mais forte. Quem ainda não tem este hábito, segue com a caminhada”.

Conforme ele, o principal objetivo da iniciativa é criar nos servidores hábitos saudáveis. “Uma pessoa que pratica exercícios por pelo menos 30 minutos por dia, mesmo que de forma parcelada, já deixa de ser sedentária”, afirmou. Além de liberar hormônios que transmitem a sensação de bem-estar, a atividade física ajuda a combater o estresse. Os resultados são visíveis não só no ambiente de trabalho, mas também no dia-a-dia do trabalhador.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional