Prefeitura leva pavimentação com lajotas ao conjunto Cherogamy

Marcos Boaventura
 

Além de preparar os  trabalhadores para realizar a pavimentação, o projeto permite que eles participem de diversas atividades sociais

Uma das seis localidades atendidas pelo projeto Se Essa Rua Fosse Minha em Corumbá, o conjunto Cherogamy I já está recebendo pavimentação com lajotas sextavadas, como fruto da iniciativa da Prefeitura Municipal que está melhorando a qualidade de vida e a saúde das famílias corumbaenses, e embelezando ruas e alamedas da área urbana. O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS) e, somente no Cherogamy I, estão sendo pavimentados 4.153 metros quadrados (760 metros de extensão) de três alamedas: Aroeiras, Tarumã e da quadra 185, além da Rua Marechal Floriano.

Idealizada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), a iniciativa é coordenada pela secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, e envolve todas as pastas da administração municipal. Conforme ela, além de formar trabalhadores e prepará-los para realizar o trabalho de pavimentação das ruas e alamedas das localidades onde residem, permite também que eles participem de uma série de atividades sociais, envolvendo toda a família e a própria comunidade da localidade beneficiada.

Segundo a secretária, esta sexta etapa está atendendo também moradores do bairros Generoso e Kadiwéus, além dos conjuntos Pantanal, Primavera e Piúva. Ela explica que esta etapa prevê a pavimentação de 20.498 metros quadrados de ruas e alamedas, perfazendo um total de 2.905 metros de extensão. Ao todo, serão beneficiados moradores de 20 ruas e alamedas da área urbana de Corumbá.

Outro detalhe importante, de acordo com Beatriz, é que as lajotas que estão sendo utilizadas na pavimentação são fabricadas pelos próprios ‘calceteiros’, que integram uma turma capacitada pela prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A fabricação das peças é feita em uma estrutura montada ao lado do Paço Municipal, pertencente à Secretaria Executiva de Infraestrutura e Serviços Urbanos, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Integrado.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional