Parceria vai estender ações contra dengue para áreas militares

Arquivo PMC
 

Em Corumbá, os trabalhos estão sendo coordenados pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, em parceria com a Prefeitura Municipal

O Exército Brasileiro está reforçando a parceria com a Prefeitura de Corumbá nas ações de combate à dengue. A instituição realiza, nesta sexta-feira (26) o Dia D de combate à doença em áreas militares e adjacências, com a participação de 250 militares e 80 agentes de saúde que, auxiliados por equipamentos e maquinários, pretendem realizar um grande mutirão de limpeza, visando à eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Dia D de combate à dengue em áreas militares é uma ação planejada pelo Comando Militar do Oeste (CMO) e ocorre tanto em Mato Grosso do Sul como em Mato Grosso. Em Corumbá, os trabalhos estão sendo coordenados pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública.

Conforme o major Marcelo Rojo, a ação será intensa. “Vamos parar as atividades militares neste dia e nos dedicarmos exclusivamente ao combate à dengue. Além dos imóveis de propriedade do Exército, vamos trabalhar também naqueles localizados nas proximidades”, adiantou. Além de vistoriar residências e prédios da instituição, a ação deve se estender também às demais áreas militares, como a base de instrução localizada na divisa com a Bolívia, entre outras.

A gerente de Vigilância em Saúde do Município, Viviane Ametlla, lembrou que o Exército já é parceiro da prefeitura em diversas ações contra a dengue e outras endemias. “O Dia D será um reforço a mais nos trabalhos que já estamos desenvolvendo na cidade, inclusive com apoio dos militares do Exército e da Marinha. Agora, vamos concentrar os trabalhos diretamente nos imóveis militares”, destacou.

Viviane destacou ainda que a prefeitura vai disponibilizar 80 agentes de saúde, dois caminhões e uma pá carregadeira para auxiliar na limpeza (retirada de materiais propícios à procriação do mosquito Aedes aegypti). O Dia D começa às 8h30 de sexta-feira, com concentração no 17º Batalhão de Fronteira. Antes de as equipes iniciarem os trabalhos de campo, participarão de uma palestra de orientação sobre a dengue.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional