‘Fumacê’ ajuda a reforçar ações contra a dengue em Corumbá

Desde o início deste mês, a Prefeitura de Corumbá vem disponibilizando dois veículos dotados com bombas ultra-baixo volume (UBV) para aplicação de inseticida, o ‘fumacê’, em localidades com maior incidência de casos da dengue no município. Os trabalhos fazem parte da ação intensificada de combate à doença que reúne cerca de 500 pessoas, entre servidores municipais e integrantes de entidades parceiras, como Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Brigada de Combate a Incêndio no Pantanal (Prevfogo), Unipav (limpeza pública), Cimentos Itaú (Grupo Votorantim), Projovem Trabalhador e Projeto Se Essa Rua Fosse Minha.

Conforme a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde Pública, Viviane Ametlla, neste primeiro momento estão sendo realizadas aplicações em duas regiões da cidade. Um dos veículos é responsável pelo centro da cidade e os bairros Universitário, Dom Bosco, Generoso, Cervejaria, Beira Rio e Borrowiski. O segundo atua nos bairros Maria Leite, Centro América, Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e Cristo Redentor. “São localidades com maior incidência de notificações. Por isso, os trabalhos são divididos em três ciclos, cada um com duração de três dias, o que é importante para, em seguida, analisarmos os indicadores”, explicou.

A aplicação do inseticida é essencial para eliminar os mosquitos adultos (Aedes aegypti) transmissores da doença, com o objetivo de interromper rapidamente a transmissão, e o trabalho é desenvolvido nas primeiras horas da manhã, das 5h às 6h30, e à tarde, das 17h30 às 18h30. Paralelamente ao ‘fumacê’, as demais equipes permanecem em campo, fazendo limpeza de terrenos baldios e eliminando os focos do mosquito em imóveis residenciais. Trata-se de uma ação mais direta junto à população, como forma de conscientizar a comunidade sobre a importância de manter os quintais limpos, livres de recipientes que possam acumular água para a procriação do mosquito.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional