Exposição fotográfica resgata história do carnaval corumbaense

  Marcos Boaventura
  

A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas

Uma viagem ao passado. É o que proporciona a sexta edição da Exposição de Fotografias Carnaval de Todos os Tempos, aberta na noite desta quarta-feira (3), na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA). Até o próximo dia 22, a população e os turistas poderão conhecer um pouco mais da história daquela que é considerada a maior festa de Momo do Centro-Oeste brasileiro, por meio de um acervo fotográfico com cerca de 1 mil imagens que retratam as antigas folias da maior cidade pantaneira.

“Esta exposição representa o enriquecimento da maior festa popular brasileira, o carnaval. Corumbá é celeiro dessa riqueza e estas imagens representam a memória do nosso carnaval”, afirmou o secretário executivo de Relações Institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto, responsável pela mostra.

Representando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na abertura da exposição, ele destacou as centenas de fotos como uma oportunidade para relembrar antigas personalidades corumbaenses, ligadas à folia, bem como pessoas anônimas, que também davam grande brilho aos antigos carnavais, a exemplo do que ocorre atualmente. “A determinação do prefeito é melhorar a cada ano o conteúdo da exposição. Quem sabe, em 2011, tenhamos imagens do carnaval deste ano, mostrando as pessoas que fazem o melhor carnaval de toda a região”, comentou.

Acervo

Porto também destacou a importância de se ter um grande acervo fotográfico para ocupar um espaço reservado no museu da cidade, que a prefeitura planeja implantar. Para isso, no entanto, ele fez um apelo para que a comunidade corumbaense doe álbuns com fotos dos antigos carnavais para “engordar” o acervo atual. Na mesma direção, a superintendente de Cultura, Heloisa Helena da Costa Urt, lembrou a campanha realizada pela fundação neste ano e que “até os últimos dias, muitas pessoas emprestaram fotos antigas. Isto é importante, é a história do nosso carnaval”.

A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas. Na entrada, o visitante já terá uma noção da grandeza da mostra, com dois grandes banners com imagens de personalidades ilustres do carnaval corumbaense: Venância Duarte e Maria Mulata. A viagem prossegue no saguão da Casa de Cultura, com fotos antigas de Chaana, Zé Pichibeque, Candelário, Mário Marcio, Claudinho, entre outros.

Além do público que prestigiou o evento, também marcaram presença no ILA a secretária executiva de Assistência Social, Cristiane Sahib Guimarães; o superintendente de Turismo, José de Carvalho Junior; e o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá, José Martinez.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional