Corumbá entra na luta contra a exploração sexual de crianças

A Prefeitura de Corumbá lança na quinta-feira (11) a Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Carnaval 2010. A cidade é um dos 12 municípios brasileiros incluídos na ação desenvolvida em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

O lançamento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Ações Sociais, por meio da Executiva de Assistência Social/Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em articulação com a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e parceiros. O evento ocorre simultaneamente à Coroação da Corte de Momo.

O trabalho será desenvolvido durante os cinco dias de folia na cidade, com distribuição de abanadores, adesivos, bandanas, fitas de pulso e tatuagens temporárias, além de peças em inglês e espanhol para distribuição aos turistas estrangeiros pela Polícia Federal. Corumbá foi uma das cidades escolhidas em virtude de ser referência no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, com um trabalho intenso nos últimos anos.

Neste ano o slogan da campanha é “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”. A iniciativa tem o objetivo de prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de enfatizar que as denúncias devem ser feitas não somente ao Disque 100, mas também aos Conselhos Tutelares.

A campanha relaciona o enfrentamento da violência sexual com imagens típicas do carnaval. Por isso, traz como marca um pierrô com uma lágrima escorrendo no rosto. A lágrima, traço característico desse personagem, representa a dor e o sofrimento das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Também estão previstas panfletagem, blitz educativa, fixação de cartazes com telefones para denúncia e demais ações de sensibilização, mobilização e conscientização da sociedade sobre o assunto. Além de Corumbá, estão incluídas na campanha nacional as cidades de Manaus (AM), Belém (PA), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS).

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional