Com verba federal maior, Corumbá terá mais 3 unidades do CRAS

Marcos Boaventura
 

Uma das novas unidades funcionará na esquina das ruas XV de Novembro e 13 de Junho, na sede da Secretaria de Assistência Social

O município de Corumbá receberá, em breve, a implantação de mais três unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), assegurada pelo Governo Federal, por meio do repasse de mais R$ 324 mil/ano para ações do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A informação é da assistente social Kátia de Oliveira Capilé, chefe do Núcleo de Proteção Social Básica de Corumbá, da Secretaria Executiva de Assistência Social, que credita a destinação dos recursos ao “desempenho exemplar” das unidades I e II da instituição na cidade.

Uma das novas unidades do CRAS funcionará no centro da cidade, na esquina das ruas XV de Novembro e 13 de Junho, sede da Secretaria Executiva de Assistência Social, sendo a segunda no distrito de Albuquerque, e a terceira será itinerante. Conforme Kátia, a decisão do Governo Federal de ampliar o repasse tem como base o Censo CRAS 2009, instrumento utilizado para o monitoramento e avaliação dos serviços oferecidos pelos CRAS nos municípios, acompanhando a efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Com o aumento do repasse federal, ainda conforme a assistente social, a Prefeitura de Corumbá terá condições de ampliar os serviços dos CRAS para mais 7,5 mil famílias residentes na área central da cidade, e nos bairros Borrowiski, Aeroporto e Nossa Senhora de Fátima. Esse número também inclui o distrito de Albuquerque, os assentamentos Mato Grande e São Gabriel, além da população ribeirinha, na conhecida região das águas, que será atendida pela unidade itinerante.

Atualmente, Corumbá conta com dois Centros de Referência em pleno funcionamento, o I no bairro Centro América e o II no bairro Nova Corumbá. Com recursos próprios, a prefeitura está implantando outras duas unidades para atender os moradores dos bairros Cervejaria, Arthur Marinho, Dom Bosco e Generoso.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional