Mangueira vai animar o ensaio técnico das escolas de samba

A bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, agita a avenida General Rondon no dia 7 de fevereiro, após o ensaio geral das escolas de samba de Corumbá. O show será na Praça Generoso Ponce, a partir das 23 horas, e integra a programação oficial do Carnaval 2010.

Este será o terceiro ano em que as agremiações da cidade têm a oportunidade de acertar os últimos detalhes antes do desfile oficial. Praticamente toda a estrutura da passarela pantaneira do samba estará pronta até a data do ensaio. A bateria da Portela, que se apresentaria na noite de domingo, teve que ser substituída por questões internas da própria escola de samba.

No carnaval carioca, a Mangueira venceu 17 vezes o desfile. A escola foi fundada em 28 de abril de 1928, no Morro da Mangueira, próximo à região do Maracanã. Entre os sambas-enredos que viraram clássicos do gênero estão “Vale do São Francisco” (1948), “As Quatro Estações do Ano” (1955), “O Grande Presidente” (1956), “Casa Grande e Senzala” (1966), “O Mundo Encantado de Monteiro Lobato” (1967), e “Cem Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão” (1988).

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional