Folia de Momo já começa no próximo dia 17, no Porto Geral

  Clóvis Neto
  

Programação foi apresentada ontem com grande festa no Porto Geral

Reconhecido como o melhor carnaval do Centro-Oeste brasileiro, a Festa de Momo em Corumbá começa já no próximo dia 17 de janeiro, às 17 horas, na ferradura do Porto Geral. O Pôr do Som com Samba dará o primeiro grito carnavalesco da cidade, e o evento continua no domingo seguinte (24) no mais belo cartão postal da região pantaneira. No dia 30, acontece o lançamento do Carnaval 2010 de Corumbá em Campo Grande. Baterias de escolas de samba e outras apresentações dos blocos e cordões se apresentam no estacionamento do Shopping Campo Grande e na Feira Central.

No dia 31, a Travessa Mercúrio, também na região portuária, recebe o Travessa da Folia, com a apresentação das bandas, que tocarão muitas marchinhas e frevo. A festa ocorre das 10h às 12 horas. No mesmo dia, a partir das 17 horas, está previsto o encontro de Blocos de Sujo na Avenida General Rondon. A partir do dia 1º de fevereiro, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) visita os barracões e quadras das escolas de samba.

No mesmo dia, será aberta a Exposição de Fotografias dos Carnavais dos Velhos Tempos, às 20 horas, na Passarela do Samba. Já na sexta-feira (5), será escolhida a Corte de Momo da cidade. O julgamento começa às 20 horas na praça Generoso Ponce. No domingo (7), além da Travessa do Samba, acontece o ensaio técnico das escolas samba, a partir das 17 horas, na General Rondon.

No dia 10, será feita a descida do já tradicional bloco Sandálias de Frei Mariano, formado por servidores da Prefeitura Municipal. A concentração começa às 20 horas em frete ao Hotel Nacional. No dia seguinte, às 20 horas, será promovida a coroação da Corte de Momo no portal de entrada da Passarela do Samba. Em seguida, desfilam os Blocos de Sujo, outra tradição da folia pantaneira. Na mesma noite acontece o desfile de fantasias do Corumbaense, às 22 horas, e show na Generoso Ponce.

Na sexta-feira (12) começam o Carnaval dos Velhos Tempos e o Baile Infantil na Praça da Independência, sempre a partir das 17 horas, prosseguindo até a terça-feira (16). Ainda no dia 12 acontecem os desfiles os Blocos de Sujo e show com o grupo Revelação, a partir das 23 horas. No sábado (13), a festa começa cedo, às 9 horas, com a apresentação de marchinhas, frevo e samba de raiz no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho. A noite, às 20 horas, começa o desfile dos blocos oficiais da Liblocc.

Ainda no dia 13 acontece o carnaval no Distrito de Albuquerque, a partir das 16 horas, com baile infantil, e às 22 horas, com o baile para os jovens e adultos. No domingo (14), a roda de samba ocorre no Porto Geral, a partir das 10 horas. O desfile das escolas de samba do 2º grupo é a grande atração da noite, sendo que as apresentações começam às 20 horas. Em seguida, a banda SP Show anima a madrugada dos foliões.

O tão esperado desfile das escolas do 1º grupo acontece na segunda-feira (15), a partir das 20 horas, na Passarela do Samba. A SP Show novamente garante a animação após o espetáculo das agremiações. Já a noite de terça-feira é reservada ao Carnaval Cultural, quando se apresentam os cordões, blocos de palhaços e dos marinheiros, desfile de corso, ala das pastoras e os comparsas, da Bolívia.

Após o Carnaval Cultural, outra referência da cultura corumbaense, o sambista Arlindo Cruz se apresenta no palco da praça Generoso Ponce. A apuração dos desfiles dos blocos e escolas de samba acontece às 15 horas da quarta-feira (17). Fechando a festa no sábado (20), será retomado o Enterro dos Ossos, com o desfile do grupo Sandálias de Frei Mariano.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional