Solenidade celebra o Dia da Guarda Municipal de Corumbá

  Gilson de Carvalho
  

A prefeitura tem investido na instituição, tanto em concursos públicos e na capacitação dos profissionais quanto em sua aparelhagem

Corumbá comemora nesta sexta-feira (18) o Dia da Guarda Municipal. Dedicada aos profissionais responsáveis pelo zelo e segurança do patrimônio, a data foi instituída pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) por meio da lei nº. 1.952 de 2007. Para celebrar a ocasião, a Prefeitura Municipal realizou na manhã de hoje, no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer “Nação Guató”, solenidade em comemoração aos 20 anos de fundação da instituição.

Representando o prefeito Ruiter na cerimônia, o secretário de Administração e Finanças, Daniel Martins, destacou a atuação e a credibilidade que os guardas municipais conquistaram entre a comunidade corumbaense. “Pesquisas apontam que a população está contente com a Guarda, e a Administração Municipal também tem esse reconhecimento pela forma como vocês (guardas municipais) têm exercido suas funções”, afirmou.

O secretário lembrou que a prefeitura tem investido na instituição, tanto com a realização de concursos públicos e na capacitação dos profissionais, quanto em sua aparelhagem. “E estamos trabalhando para avançar ainda mais. Por meio de um projeto que levamos a Brasília, buscamos recursos para a compra de equipamentos e materiais eletrônicos para o pronto-atendimento aos munícipes”, lembrou, destacando também a importância da corporação para a manutenção da ordem pública: “Vocês ajudam a dar tranquilidade à população e aos milhares de turistas que aqui vêm”.

De acordo com o capitão-bombeiro Fábio Catarineli, comandante da Guarda Municipal, a instituição está presente hoje em mais de 60 postos de trabalhos espalhados por toda a cidade. “Os guardas municipais são os heróis anônimos, trabalhando nas madrugadas, fins de semana e feriados. Quando o servidor chega ao seu posto de trabalho, e está tudo em ordem, e isso quer dizer que o guarda municipal fez o seu papel”, comentou. Ele também elogiou o decreto, assinado por Ruiter na quarta-feira (16), que regulamenta as promoções na instituição. “É um importante avanço, é o reconhecimento do nosso trabalho”, disse.

Solenidade

Com a presença da Banda Municipal Manoel Florêncio, e ainda dos secretários Cássio Augusto da Costa Marques (de Gestão Governamental), Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania) e Fermiano Yarzon (Desenvolvimento Industrial e Econômico), a solenidade premiou os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) vencedores do concurso de desenho sobre a instituição.

Com o tema “Guarda Municipal: 20 anos protegendo o patrimônio pantaneiro”, a competição foi dividida em duas categorias. Na de 6 a 10 anos, Daiane Roberto Lara de Andrade, da Escola Municipal Delcídio do Amaral, ficou em terceiro lugar. Vitória Aparecida da Silva, da Escola Paiolzinho, foi a segunda colocada. A grande vencedora foi Samela Roges de Magalhães, da Escola Clio Proença.

Na categoria 11 a 15 anos, Luciana da Silva do Paiolzinho, ficou com o primeiro lugar, seguida por Viviane da Silva, também do Paiolzinho, e Gabriel Halley Faria Jard, do Clio Proença. Todos receberam prêmios e um certificado de participação.

O concurso teve o apoio do Supermercado Panoff, Simcor, Mitiko Centro de Estética, Papaléguas Pneus, Auto Peças Pantanal, Pit Stop Conveniências, Styllus Academia, Star Motos, Novitá Modas, Consultora Jequiti Eliene, MMX e Pães Novo Sabor.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional