Ruiter reafirma compromisso de sempre investir na Educação

  Clóvis Neto
  

“As conquistas continuarão em 2010, para que Corumbá esteja à altura de nossos desejos, de nossos sonhos”, afirmou o prefeito

Setor que desempenha um papel primordial de levar cidadania às pessoas e responsável pela construção de uma sociedade mais justa e solidária, a Educação continuará sendo tratada com atenção especial em Corumbá. Foi o que afirmou, na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), durante a abertura do Encontro Municipal de Educação, que ocorre durante todo o dia no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

Ruiter destacou a importância de toda a categoria de servidores da Educação municipal e reafirmou seu compromisso de continuar investindo na área. Ele lembrou o início da sua primeira gestão, em 2005, quando implantou melhorias na estrutura organizacional da Administração Municipal, “em especial da Educação”, e que este caminho continuará sendo seguido para, cada vez mais, aprimorar as condições de trabalho do servidor. “As conquistas continuarão em 2010, para que Corumbá esteja à altura de nossos desejos, de nossos sonhos”, afirmou, enfatizando que a valorização de toda a categoria da Educação reflete diretamente na melhoria da qualidade do ensino.

Em seguida, o vereador e professor João Bosco da Silva e Souza (PT) destacou os avanços ocorridos em Corumbá nos últimos cinco anos na área educacional. Conforme ele, as conquistas não se resumem a infra-estrutura física, com construção, reforma e ampliação de escolas e quadras esportivas cobertas. “Somos testemunha do quanto foi feito nos últimos anos, principalmente com relação à valorização dos servidores da Educação, por meio de salários dignos, capacitações constantes e escolas em período integral. Tudo isso nos faz crer em boas perspectivas para o futuro”, observou.

Encontro

O encontro segue até o fim do dia e conta com a participação de cerca de 600 educadores. A ocasião marca o encerramento do ano letivo de 2009, além de capacitar profissionais em Educação das escolas municipais para contribuir na formação integral das crianças e adolescentes, proporcionando-lhes a condição de enfrentar os desafios e as adversidades sociais da atualidade.

O secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, destacou a participação de toda a equipe técnica na realização do evento e fez um agradecimento especial ao prefeito Ruiter pelos investimentos na área ao longo do ano. “Isto mostra o compromisso que ele tem com os trabalhadores da Educação, cujo resultado é visível dentro das salas de aula”, enfatizou, agradecendo também o apoio dos vereadores.

A solenidade de abertura marcou a premiação dos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) que participaram do Concurso de Frases sobre a “Importância da Marinha em Corumbá”, em comemoração à Semana da Marinha. Na categoria de 1ª a 5ª séries, o vencedor foi o aluno Wesley José Galvão da Silva, da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, com a frase “Protegendo as pessoas e nossos rios, levando saúde e agasalho a quem tem frio, trabalha em defesa do Brasil”. O segundo colocado foi Paulo Rink, da mesma escola, com a frase “A Marinha é como um filho obediente: ama, respeita, cuida e protege o nosso ambiente, o Pantanal”.

Já na categoria de 6ª a 9ª séries, a vencedora foi Katheen de Oliveira Antônio, da Escola Municipal José de Souza Damy, com a frase “A nobreza da Marinha não está somente na sua importância militar, mas, principalmente, no trabalho de exercer ajuda aos ribeirinhos”. Em segundo lugar ficou Deonizia Ketelin Paula de Lima, da Escola Municipal Almirante Tamandaré, com a frase “Marinha do Brasil, de Ladário, de Corumbá, Marinha de todo o Brasil, nossa Marinha; orgulho do povo brasileiro”.

O Capitão de Mar e Guerra e comandante da Flotilha de Mato Grosso, Cláudio da Costa Lisboa, participou do ato de entrega da premiação, juntamente com o prefeito e demais autoridades. Ele representou o Contra-Almirante Edlander Santos, comandante do 6º Distrito Naval, e agradeceu a iniciativa da prefeitura em homenagear a Marinha do Brasil por meio do concurso.

Cláudio lembrou a presença de representantes da instituição militar dentro das salas de aula, uma “oportunidade que a Marinha teve de acessar o futuro de nosso País, que são as nossas crianças”, referindo-se ao contato direto com os alunos, durante as palestras proferidas na Rede Municipal.

Também prestigiaram o ato a secretária especial Beatriz Cavassa de Oliveira, de Integração das Políticas Sociais; o secretário Lamartine de Figueiredo Costa, de Ações Sociais; Jorcil Santana, presidente do Conselho Municipal de Educação; Luizio Espinoza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (Sinted), além de outras autoridades e integrantes da Banda de Música da Marinha do Brasil.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional